[Resenha]: Depois que Você Foi Embora, de Maggie O'Farrell





Alice Raikes é a personagem principal desta história e o que sabemos no início, é que ela está muito triste, sem vontade de viver. Numa manhã, dirige-se à estação ferroviária, compra uma passagem  e vai ao encontro das irmãs, em sua cidade natal na Escócia. Ao chegar, ainda na estação, vê algo tão impactante, que a faz voltar imediatamente para casa, em Londres, onde é atropelada.  A trama se desenrola enquanto ela está no hospital, em coma.

A história da família Raikes é contada de forma não linear por Alice, de dentro do coma quando tem algum nível de consciência, por sua mãe Ann e por sua avó Elspeth, em diferentes fases de suas vidas. Eu não sou muito fã de histórias que avançam e voltam no tempo e têm muitos narradores. Geralmente fico meio perdida, mas desta vez a narrativa funcionou lindamente para mim. A escrita de Maggie O’Farrell é de tal qualidade que a gente sempre sabe naturalmente qual das três mulheres é a narradora.  E a cada narrativa, vamos conhecendo melhor Alice e John, o grande amor da sua vida. 

O que impulsiona a história e prende a nossa atenção, é a sensação de mistério que paira no ar. Por que Alice está tão triste? O quê — ou quem — ela viu na estação de trem que a fez voltar tão depressa para Londres? E o atropelamento? Foi acidental ou Alice tentou se matar? É através das narrativas que, aos poucos, os segredos dos Raikes vêm à tona e vamos compreender o motivo de Alice estar onde está.  Gostei bastante do livro! Recomendo.

Título nacional: Depois que Você Foi Embora
Título original: After You’d Gone
Autora: Maggie O’Farrell
Tradução: Vera Whately
Nº de Páginas: 381
Ano de lançamento no Brasil: 2008
Editora: Record
Gênero: Romance

Comentários