[Resenha] "Proibido", de Tabitha Suzuma



Avaliação



Eu não consegui resenhar "Proibido", de Tabitha Suzuma, logo após terminar o livro porque  precisei de um tempo para processar a leitura e aquietar minhas emoções. O livro aborda um dilema moral difícil, um assunto tabu. 

Os irmãos Lochan Whitely, de 17 anos, e Maya Whitely, de 16, e os mais novos: Kit, Tiffin e Willa, têm uma vida doméstica tumultuada. O pai foi embora e a mãe, que deveria tomar conta deles, é alcoólatra e a cada dia está mais ausente de casa. A negligência da mãe deixa as crianças perdidas e confusas. Para evitar a interferência do serviço social, Lochan assume para si a responsabilidade de manter todos unidos e, com a ajuda de Maya, faz os irmãos irem para a escola, os alimenta, coloca para dormir, faz as compras, paga as contas. A situação obrigará Lochan e Maya agirem como adultos, no papel de pai e mãe dos irmãos mais novos. 

Por causa da enorme responsabilidade que assumiu Lochan sofre de fobia social severa. Ele é visto como um esquisitão antissocial, pois é incapaz de conversar com os colegas da escola, raramente sorri e sempre exibe a mesma expressão distante, atormentada. Ele somente se sente bem ao lado da irmã Maya. Apenas junto dela se sente a salvo do mundo exterior. Por outro lado, Maya entende o irmão e sente uma enorme admiração por ele. Lochan e Maya se completam. Carentes e estressados, acabam desenvolvendo um amor profundo e desesperado, que compreendem que é errado, mas que não têm forças para resistir.  No início, a relação incestuosa consensual choca, mas dá para entender que eles não podiam ter um relacionamento fraternal tradicional, pelo simples motivo de que seus pais não lhes permitiram serem filhos "normais". 

“Proibido” traz uma história de amor trágica, diferente, que nos empurra para fora de nossa zona de conforto. Faz pensar e experimentar fortes emoções. A mim causou grande empatia pelos irmãos tão isolados e perturbados, por estarem envolvidos em algo universalmente percebido como incorreto. A autora lida com o assunto tabu com grande sensibilidade. Recomendo a leitura! 

Título nacional: Proibido
Título original: Forbidden
Autora: Tabitha Suzuma
Tradutora: Heloísa Leal
Nº de Páginas: 304
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2014 
Editora: Valentina
Gênero: Romance inglês

Comentários