[Resenha] "O Refúgio do Marquês", de Lucy Vargas



Em “O Refúgio do Marquês”, de Lucy Vargas, vamos acompanhar o encontro de duas almas solitárias:  a jovem viúva Caroline Mooren e o sombrio Henrik Preston, o marquês de Bridington.

Caroline é viúva do barão de Clarington com quem casou a contragosto, depois que  ele armou uma cilada onde ela ou se casava ou veria sua reputação ir para o lixo. Marcada pela má experiência, ela está decidida a nunca mais se envolver com homem algum. Henrik é um homem de aspecto selvagem, que vive recluso no campo na companhia de poucos empregados, da filha Lydia e da esposa Roseane, uma mulher doente dos nervos, que está supostamente à beira da morte, há cinco anos. 

Caroline recebe de Lady Hilde Preston, a Marquesa viúva,  mãe de Henrik, a missão de acabar com a bagunça que reina na casa dele, arranjar criados, mandar limpar tudo e servir boas refeições. Dar um jeito para que o lugar e o próprio marquês estejam aptos a receber visitas, pois ela planeja arrumar para o filho uma nova esposa.

Caroline aceita a missão e muito dedicada logo conquista o respeito dos empregados, a confiança da mãe do marquês e a amizade de Lydia, a quem oferece a atenção e o carinho que a pequena não recebe da mãe. Já Henrik não a quer por perto. Seu desejo é permanecer longe da vida social, refugiado na própria casa, atormentado por antigos medos e segredos. Mas, a determinada Caroline insiste em ficar e eles acabam interagindo naturalmente. Esta aproximação tira o marquês do torpor em que vivia, e o leva a se interessar cada vez mais por Caroline, que desperta nele sensações há muito esquecidas. Por sua vez, Caroline se vê mais e mais atraída pelo marquês, que desperta nela sensações nunca antes sentidas. 

“O Refúgio do Marquês” é um romance de época encantador, uma história de superação muito bem construída, com personagens intensos que se envolvem aos poucos e se completam. Além disso, tem  diálogos inteligentes e divertidos, e reviravoltas que dão ótima movimentação à trama. Ao final fica a lição: não há dor que o amor não cure. Gostei e recomendo.

Título: O Refúgio do Marquês
Série: Os Preston - Livro 01
Autora: Lucy Vargas
Nº de Páginas: 292
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2015  
Editora: Charme
Gênero: Romance de época brasileiro

Comentários