[Resenha] "Para Todos os Garotos que Já Amei", de Jenny Han



O livro de Jenny Han é escrito na perspectiva da personagem principal, Lara Jean, uma adolescente de 16 anos, de descendência coreana, órfã de mãe, e segunda das três filhas de um médico afetuoso e compreensivo. Margot, a irmã mais velha, é a figura feminina que Lara Jean toma como espelho, mas ela está de partida para a universidade. Desta forma, Lara Jean se depara com a obrigação de administrar o lar e servir de exemplo para Kitty, a irmã mais nova. Muitas mudanças, grandes responsabilidades e um fato totalmente inesperado contribuirão para o seu crescimento pessoal.

Preferindo sonho a realidade, Lara Jean tinha por hábito escrever uma carta para cada garoto que amou, expondo seus sentimentos mais secretos, dizendo todas as coisas que nunca diria na vida real. Não eram cartas de amor no sentido mais estrito da palavra, mas sim cartas de despedida, de quem não quer mais estar apaixonada. Depois que escrevia, todo aquele amor ardente parava de consumi-la e ela se sentia apta a seguir em frente. As cartas eram, portanto, uma espécie de exorcismo. Todas as correspondências eram seladas e endereçadas, mas não eram enviadas. Ficavam guardadas dentro de uma caixa que Lara Jean ganhou da mãe. 

Um dia, o impensável acontece: a caixa desaparece e em seguida, a garota descobre que as cartas foram enviadas! A partir daí sua vida vira de cabeça para baixo, exigindo coragem para contornar constrangimentos, pois terá que lidar com as reações dos garotos que amou. Entre eles, Peter, o menino que lhe roubou o primeiro beijo, e Josh, o ex-namorado da sua irmã mais velha. Enquanto lida com as consequências embaraçosas do vazamento das cartas, Lara Jean aprende mais sobre si mesma, sobre o amor e sobre a vida. 

“Para Todos os Garotos que Já Amei” é uma história dinâmica e original sobre uma adolescente sensível, que ao enfrentar as dificuldades que surgem em seu caminho, ganha confiança para dar novo rumo a sua vida amorosa. Gostei muito e recomendo a leitura!

Título: Para Todos os Garotos que Já Amei
Título original: To All the Boys I've Loved Before 
Autor: Jenny Han 
Tradução: Regiane Winarski
Páginas: 320
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Intrínseca
Categoria: Ficção Americana / Romance

Comentários