[Resenha] "O Caderninho de Desafios de Dash & Lily", de David Levithan e Rachel Cohn



“Deixei algumas pistas para você. 
Se quiser, vire a página. 
Se não, coloque o caderninho de volta na prateleira, por favor”.
(trecho do livro)


A história acontece em Nova York, durante o período das festas de final de ano e começa quando Dash acha um caderninho vermelho escondido, entre outros livros, numa prateleira da sua livraria preferida. No interior do moleskine Dash encontra alguns desafios literários, deixados por uma menina chamada Lily. Ele tem a opção de recolocar o livro na prateleira, mas aceita as tarefas e resolve anotar no caderninho um desafio para a garota também. Assim, o caderninho vermelho passa de um para outro, com a ajuda de terceiros, sempre com novas instruções. Os dois  raramente ocupam o mesmo espaço, mas a promessa de encontro e de romance está sempre no ar.

Ao se desafiarem eles vão pouco a pouco tendo uma melhor compreensão de si mesmos. Dash é um adolescente de 16 anos, com aparência carrancuda, que aprecia a solidão, tem uma aversão natural ao contato humano e detesta o Natal, enquanto Lily, que também tem 16 anos, é otimista, odeia estar sozinha e ama o Natal. Em comum os dois só têm o hábito da leitura, no mais são muito diferentes. No entanto, o doce otimismo de Lily suaviza o lado hostil de Dash, e ele, por sua vez, a atrai para fora de sua zona de conforto.  

Os desafios do casal fofo, nos levam a um passeio por Nova York na época mais movimentada do ano, quando a cidade está cheia de luzinhas coloridas e coberta de neve, com corais entoando canções natalinas nas suas esquinas e Papai Noel tocando sininhos nas portas das lojas de departamento entupidas de gente. E aí dá uma vontade louca de arrumar as malas e voar para lá!

Achei o enredo bem original. Rachel Cohn e David Levithan escreveram uma história relativamente curta, doce e divertida sobre o relacionamento de dois adolescentes simpáticos, sensíveis e nerds. É uma boa diversão!

Título: O Caderninho de Desafios de Dash & Lily
Título original: Dash and Lily’s Book of Dares
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Tradução: Regiane Winarski
Páginas: 256
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Galera Record
Categoria: Literatura Americana / Romance

Comentários