[Resenha] "O Anjo e o Resto de Nós", de Leticia Wierzchowski


Inspirada no realismo fantástico, a escritora gaúcha Letícia Wierzchowski apresenta um painel de personagens exóticos e com eles aborda questões importantes como: religião, família, saúde mental, racismo, suicídio, solidão, sexo, paixão, amor, etc.

A trama se passa no transcorrer do século passado e acompanha a família Flores, a partir do momento que o boticário e perfumista Apolinário Flores se casa com a bela e alegre Rosa, cujo perfume ele tenta, sem sucesso, sintetizar ao longo de toda a vida. Da união dos dois nasceram quatro meninas, que herdaram da mãe o dom de exalar um perfume intenso.

Violeta Flores, a mais velha, cheirava mesmo a violetas e parecia uma fada. Ostentava uma cabeleira lilás, uma beleza inegável e o dom da premonição. Margarida, a segunda filha, era a mais calma e sonhadora, carola e discreta, e cheirava a margaridas. A terceira recebeu o nome de Gardênia, como o seu cheiro. Era fogosa, risonha e falante. Possuía cabelos vermelhos como o fogo e apresentava um grande apetite sexual. Rosa, a mãe, faleceu ao conceber a quarta filha. A garotinha, que foi nomeada como Rosa Arcádia, trazia o perfume agradável das rosas e era romântica e delicada.

Formavam uma família feliz vivendo numa casa exótica onde construíram uma vida de alegrias e perfumes, mas depois da morte da esposa, Apolinário passou a ter ataques frequentes de melancolia. Nesses momentos comia samambaias e flores até vomitar,  trancava-se no laboratório do fundo do quintal e entre frascos e essências esquecia-se da vida e das filhas. Assim, o bondoso Macumba, um negro alforriado acolhido pelos Flores, passou a devotar sua existência a cuidar das quatro meninas. 

As irmãs Flores faziam o que queriam e eram donas absolutas de suas vidas, até a chegada de Bento Vendaval. Um rapaz garboso, um sem-vergonha inveterado, um rabo de saia incurável, que despertou paixão nas quatro irmãs. Essa paixão definiu o destino delas e deu prosseguimento a saga familiar, pontuada por mistérios, almas penadas e novos entes um tanto quanto exóticos e extravagantes.

Com um enredo de cunho sobrenatural, recheado de  eventos insólitos, “O Anjo e o Resto de Nós” é absurdamente maravilhoso.  Leitura recomendadíssima!

Livro: O Anjo e o Resto de Nós
Autor: Leticia Wierzchowski
Páginas: 224 (Formato: eBook Kindle)
Ano de lançamento: 2011
Editora: Record 
Categoria:  Literatura Brasileira / Romance / Realismo Fantástico

Comentários

  1. O livro da Letícia que mais me apaixonou. Talvez por ser mais humano do que histórico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal ter você por aqui!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Fique à vontade!
Bjs da Cris!