Eu li: "Antes de Dizer Adeus"


Em junho de 2011, Susan Spencer-Wendel teve o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Também conhecida como doença de Lou Gehrig, essa condição degenerativa é progressiva e destrói sistematicamente todos os nervos que estimulam os músculos do corpo. Ela tinha 43 anos, um marido dedicado, três filhos – e apenas um ano de vida saudável pela frente.

Um ano dedicado a viver com alegria. Ela fez sete viagens memoráveis com as pessoas mais importantes de sua vida. Viajou com cada um dos três filhos para os destinos escolhidos por eles. Viajou também com o marido, com a irmã, com a melhor amiga e com a mãe biológica.  Os destinos foram diversos: Canadá, Hungria, Bahamas, Chipre... Momentos de união. Uma oportunidade de plantar lembranças.

Ela também escreveu este livro. Já incapaz de caminhar ou mesmo de levantar os braços, Susan digitou esta história, letra por letra, em seu iPhone, utilizando apenas o polegar da mão direita – o último dedo a deixar de funcionar.

Susan com a família
"Antes de Dizer Adeus" é um relato emocionante de um ano vivido em sua plenitude, uma história de alegria, companheirismo, otimismo e aceitação. Embora seu corpo estivesse enfraquecendo, Susan compartilhou conosco o processo de fortalecimento de sua mente. Uma verdadeira lição de serenidade e bom humor frente aos percalços da vida. Um lembrete de que cada dia deve ser vivido plenamente e com alegria.


Livro: Antes de Dizer Adeus
Título original: Until Say Good-Bye
Autor: Susan Spencer-Wendel com Bret Witter
Tradução: Vera Ribeiro
Páginas: 334
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora: Sextante
Categoria:  Literatura Estrangeira / Biografia
Preço: R$ 23,90 (Livraria Saraiva, em 28/05/2014)

Comentários