Mark Ruffalo pode ser forçado a se registrar como lobista para continuar protestando contra o Fracking


É lobby ou liberdade de expressão?

Existe uma tênue fronteira entre liberdade de expressão e lobby. Um movimento de pressão se configura como lobby quando o grupo envolvido manipula mais de U$ 5.000. 

Mark Ruffalo e demais celebridades podem ser forçados a se registrar como lobistas para continuar protestando e pressionando a opinião pública a se opor ao fraturamento hidráulico (fracking), no Estado de Nova York.

Segundo a imprensa, o "Artists Against Fracking" criado por Yoko Ono e seu filho Sean, parece ter violado a lei estadual de lobby, que exige que os grupos que gastam dinheiro em uma tentativa de influenciar a política do governo, devem se registrar como lobistas para fins de transparência.

Uma queixa formal foi apresentada pelo The Independent Oil & Gas Association, um grupo que apoia a perfuração de gás.  "O público não sabe quanto dinheiro está sendo gasto e quem está financiando o esforço", disse o diretor executivo Brad Gill. "Eu entendo o poder das celebridades que esta organização trouxe para a discussão pública sobre o desenvolvimento de gás natural, mas eu não entendo porque essa organização não é obrigado a seguir a lei estadual de pressão".

Já o "Artists Against Fracking"  diz que suas atividades são protegidas pela liberdade de expressão. Um porta-voz do grupo disse que seus membros individuais não tem que se registrar como lobistas e que: "Como cidadãos, Yoko e Sean não são obrigados a se registrar como lobistas quando usam seu próprio dinheiro para expressar uma opinião".

Meses após a criação do "Artists Against Fracking" um instituto de pesquisa descobriu que os eleitores de Nova York se manifestaram pela primeira vez, em sua maioria, contra o fracking. "Não há dúvidas de que as celebridades tiveram influência sobre este resultado", disse um dos pesquisadores.

Mark Ruffalo ainda não se manifestou sobre esta questão.


Fonte: foxnews

Comentários

  1. Cris ! Quem comeu a carne agora tem que roer o osso ! Esse é um ditado popular .Acho que o Mark vai ter que ir até o fim agora,senão ele vai se contradizer.Eu acho que política e dinheiro não combinam ,por isso que a política esta virada nessa grande mar de corrupção e confusão em todos lugares do Mundo.Mas como ele é Mark Ruffalo vai achar a melhor solução você vai ver ! Bjs. Marcia Baby.

    ResponderExcluir
  2. Bem, se é lei... O Mark ainda não se pronunciou, mas acredito (como você) que ele fará o que for melhor. Vamos aguardar.

    Um bj

    ResponderExcluir
  3. Os responsáveis pela organização eu entendo, mas quem apenas apoia também??? Lei estranha essa. Enfim, vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  4. Ao se registrar como lobista, o grupo terá mais liberdade pra levar adiante a luta. Além de tornar suas ações mais éticas e transparentes.

    É apenas um "achismo" da minha parte.

    Vamos ver no que vai dar isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal ter você por aqui!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Fique à vontade!
Bjs da Cris!