Eu assisti: "O Artista"


Escrito e dirigido pelo francês Michel Hazanavicius, lindamente filmado em preto e banco e 99% mudo, o longa recebeu 10 indicações ao Oscar, e conseguiu abocanhar 5 estatuetas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Jean Dujardin), Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino.

O Artista conta a história de George Valentin (Jean Dujardin), astro do cinema mudo que se recusa a se adaptar ao cinema falado e acaba perdendo todo o prestígio dentro da indústria. Ironicamente, Peppy Miller (Bérénice Bejo) que tem a primeira oportunidade como atriz ao seu lado, passa a ser a estrela do 'novo' cinema, enquanto ele sai de cena ultrapassado. Motivada pelos sentimentos de amor e gratidão, ela ajudará a recuperar a carreira do ator.

"O Artista" é uma doce, ingênua e divertida homenagem ao cinema, a dança e aos astros de antigamente: Rodolfo Valentin, Clark Gable, Gene Kelly...

Apesar de faltar um pouquinho de ritimo às vezes, a trilha sonora impecável, o carisma e o charme do casal protagonista e as estripulias do adorável cachorro, amigo fiel do artista, compensam isso. A simpatia, a alegria e a leveza dos personagens em cena são impressionantes.

A cena mais importante do filme é magnificamente interpretada pelo cachorro Uggie. Uma graça! A  cena  do sapateado mostrada no final é digna de ser aplaudida de pé. Amei! Recomendo.


Comentários