[Resenha] "O Anjo e o Resto de Nós", de Leticia Wierzchowski


Inspirada no realismo fantástico, a escritora gaúcha Letícia Wierzchowski apresenta um painel de personagens exóticos e com eles aborda questões importantes como: religião, família, saúde mental, racismo, suicídio, solidão, sexo, paixão, amor, etc.

A trama se passa no transcorrer do século passado e acompanha a família Flores, a partir do momento que o boticário e perfumista Apolinário Flores se casa com a bela e alegre Rosa, cujo perfume ele tenta, sem sucesso, sintetizar ao longo de toda a vida. Da união dos dois nasceram quatro meninas, que herdaram da mãe o dom de exalar um perfume intenso.

Violeta Flores, a mais velha, cheirava mesmo a violetas e parecia uma fada. Ostentava uma cabeleira lilás, uma beleza inegável e o dom da premonição. Margarida, a segunda filha, era a mais calma e sonhadora, carola e discreta, e cheirava a margaridas. A terceira recebeu o nome de Gardênia, como o seu cheiro. Era fogosa, risonha e falante. Possuía cabelos vermelhos como o fogo e apresentava um grande apetite sexual. Rosa, a mãe, faleceu ao conceber a quarta filha. A garotinha, que foi nomeada como Rosa Arcádia, trazia o perfume agradável das rosas e era romântica e delicada.

Formavam uma família feliz vivendo numa casa exótica onde construíram uma vida de alegrias e perfumes, mas depois da morte da esposa, Apolinário passou a ter ataques frequentes de melancolia. Nesses momentos comia samambaias e flores até vomitar,  trancava-se no laboratório do fundo do quintal e entre frascos e essências esquecia-se da vida e das filhas. Assim, o bondoso Macumba, um negro alforriado acolhido pelos Flores, passou a devotar sua existência a cuidar das quatro meninas. 

As irmãs Flores faziam o que queriam e eram donas absolutas de suas vidas, até a chegada de Bento Vendaval. Um rapaz garboso, um sem-vergonha inveterado, um rabo de saia incurável, que despertou paixão nas quatro irmãs. Essa paixão definiu o destino delas e deu prosseguimento a saga familiar, pontuada por mistérios, almas penadas e novos entes um tanto quanto exóticos e extravagantes.

Com um enredo de cunho sobrenatural, recheado de  eventos insólitos, “O Anjo e o Resto de Nós” é absurdamente maravilhoso.  Leitura recomendadíssima!

Livro: O Anjo e o Resto de Nós
Autor: Leticia Wierzchowski
Páginas: 224 (Formato: eBook Kindle)
Ano de lançamento: 2011
Editora: Record 
Categoria:  Literatura Brasileira / Romance / Realismo Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso "News"!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Fique a vontade!
Bjs da Cris!