[Resenha] "Quem Era Ela", de JP Delaney



“Quem Era Ela”, de JP Delaney, é um thriller psicológico que se desenrola basicamente no nº 1 da Folgate Street, endereço de uma casa minimalista e futurista projetada pelo misterioso arquiteto Edward Monkford, que impõe centenas de regras rígidas aos seus inquilinos. 

Mesmo em condições tão peculiares, a casa atrai inúmeros interessados, entre eles Jane, que após passar por um criterioso processo de seleção e se comprometer a seguir inúmeras normas, foi a escolhida pelo proprietário. Depois de se mudar, ela descobre a morte trágica de Emma, a inquilina anterior.  Que tipos de perigos rondam a bela e elegante casa em que se encontra?

As narradoras da história são as próprias inquilinas: Emma (a inquilina anterior) e Jane (a inquilina atual). A história se desenrola em capítulos alternados dos pontos de vista delas,  mas quem é a narradora confiável? Jane ou Emma? 

Emma se mudou para a casa da Folgate Street com seu namorado Simon, depois de ter passado por um assalto violento em seu antigo apartamento. Jane aluga a casa procurando reconstruir a vida após a morte de seu bebê. Fica claro, então, que elas estão tentando se recuperar de traumas. Além disso, as moças são fisicamente muito parecidas. Provavelmente, por estas razões, foram as escolhidas pelo obsessivo Edward para viverem na casa que ele construiu. Por outro lado, ambas possuem temperamentos diferentes:  Emma é um pouco caótica e impulsiva. Jane é mais calma e determinada. 

Enquanto tenta descobrir quem era aquela mulher que habitou o mesmo espaço que o seu, Jane vê sua história se entrelaçar com a dela e sente que precisa se apressar para descobrir a verdade ou corre o risco de ter o mesmo destino.

Embora eu ache que o enredo tenso se resolveu um pouco rápido demais no final, “Quem Era Ela” é um suspense inteligente e convincente. Recomendo a leitura.

Livro: Quem Era Ela
Título original: The Girl Before
Autor: JP Delaney
Tradução: Alexandre Raposo
Páginas: 332
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Editora: Intrínseca
Categoria: Literatura estrangeira / Thriller Psicológico / Suspense

Comentários