[Resenha] "Zac e Mia", de A. J. Betts


"Zac & Mia", de A. J. Betts, é uma história de amizade entre dois adolescentes que precisam ser fortes para sobreviver ao câncer. Zac e Mia se encontram em circunstâncias inesperadas. Quando Mia chega ao hospital, Zac já está por lá a vários meses. Ele tem leucemia, passou por tratamento antes e agora enfrenta o trauma do isolamento após o transplante de medula óssea. Ela tem um tumor na parte inferior da perna, e deverá passar por cirurgia. Eles lidam com a doença de forma muito diferente. Zac tem uma boa compreensão de seu estado de saúde e encara sua situação de forma realista e, até certo ponto, com bom humor. Já Mia não aceita a doença. Sente-se injustiçada, vive irritada e insulta os que tentam ajudá-la. Diferentemente de Zac, ela tem tendência de fugir dos problemas e da realidade.

O que mais me agradou no livro foi a lenta, mas definitiva, transformação de Mia. Com a ajuda de Zac ela vai entendendo que não deve entregar os pontos e que nada pode ser modificado, até que seja enfrentado. Assim, aos poucos, sua compreensão da vida vai se ampliando e com amor, persistência e força retribuirá a Zac, no momento certo, todo o apoio e toda a esperança que ele lhe ofereceu.  

"Zac & Mia" é uma história ao mesmo tempo engraçada e triste. Fala sobre empatia, resiliência, mas, principalmente, sobre a importância da amizade e de como somos afortunados quando temos um ombro amigo e um abraço forte para nos ajudar a enfrentar as dificuldades.

Livro: Zac & Mia 
Título original: Zac & Mia
Autor: A. J. Betts
Tradução: Sylvio Monteiro Deutsch
Páginas: 285
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura estrangeira / Romance

Comentários