Eu li: "O Acerto de Contas de Uma Mãe"


O livro narra uma das experiências mais terríveis que um pai e uma mãe podem suportar: a morte de um filho adolescente, agravada pela chocante percepção de que eles, os pais, não conheciam verdadeiramente o filho.

Em 20 de abril de 1999, Eric Harris e Dylan Klebold  se armaram com pistolas e explosivos e entraram na Escola de Ensino Médio de Columbine, na pequena cidade de Littleton, Estados Unidos. Em questão de minutos, mataram doze estudantes e um professor e feriram outras vinte quatro pessoas, antes de se suicidarem. Uma tragédia que chocou o mundo.

Desde então, Sue Klebold, mãe de Dylan, convive com a dor de perder o filho e a vergonha indescritível pelo que ele fez. Uma verdadeira agonia. Como seu filho, o jovem promissor, de 16 anos, que ela criou com tanta dedicação, pôde ser responsável por tamanho horror? E como, convivendo com ele diariamente, ela não percebeu que havia algo errado?

Recorrendo a seus diários pessoais, aos vídeos e escritos que Dylan deixou e a inúmeras entrevistas com especialistas em saúde mental, Sue narra com honestidade rigorosa sua jornada para tentar lidar com o incompreensível. Seu livro é um tributo a Dylan sem ser uma justificativa, e um apelo comovente pela defesa da saúde mental e a pesquisa nesse campo. Todos os lucros com o livro serão doados a instituições de pesquisa e a organizações sem fins lucrativos com foco em saúde mental.

Em muitos momentos eu precisei parar a leitura para chorar. Tendemos a nos culpar pelo mal feito de nossos filhos, mas isso às vezes é uma grande injustiça. Foi o que aconteceu a Sue e Tom, os pais de Dylan Klebold. Eles não tiveram culpa pelo ato tresloucado do filho. Na verdade, a psicopatia por trás da tragédia pode vir à tona na casa de qualquer um. O luto de Sue Klobold gerou em mim uma enorme compaixão. Recomendo a leitura.

Livro: O Acerto de Contas de Uma Mãe - A Vida Após a Tragédia de Columbine
Título original: A Mother's Reckoning - Living in the Aftermath of Tragedy
Autor: Sue Klebold
Tradução: Ana Paula Doherty
Páginas: 299
Ano de lançamento no Brasil: 2016
Editora: Verus
Categoria:  Literatura Estrangeira / Memórias / Biografia
Preço: R$31,90 (em 18/07/2016, na www.amazon.com.br

Comentários