Eu li: "Cruzando o Caminho do Sol"


Sita e  Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus pais, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, matando seus familiares. Sozinhas, as meninas tentam encontrar um modo de recomeçar, mas são sequestradas por uma terrível rede internacional de criminosos que explora o comércio sexual de mulheres jovens e meninas. E, assim, Ahalya que tem 17 anos e Sita que tem apenas 15, foram jogadas no submundo da escravidão moderna. 

Enquanto isso, do outro lado do mundo, nos EUA, o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: vai à Índia para tentar reatar com a esposa (que o abandonou depois que a filha deles faleceu), e para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas.

A maneira como as vidas desses personagens eventualmente se cruzam é totalmente crível. O advogado assume o desafio de ajudar as duas meninas, e o livro é sobre esse esforço repleto de emoção e aflição. 

É muito difícil escolher as palavras certas para elogiar um romance que trata de um assunto tão pesado e delicado mas, ao mesmo tempo, é um verdadeiro achado ter em mãos uma obra de ficção que consegue, de forma precisa, chamar a atenção para o verdadeiro horror que é o tráfico de seres humanos.

Ao final do livro, o autor Corban addison,  lembra que "Cruzando o Caminho do Sol" é um trabalho de ficção, mas o comércio de seres humanos é totalmente real. É um empreendimento ilegal que afeta praticamente todos os países do mundo e gera um grande lucro anual, forçando milhões de homens, mulheres e crianças à prostituição e ao trabalho escravo. Infelizmente, permanece um negócio envolto em mistério e incompreensão devido à sua natureza clandestina e ao apoio do sistema judicial corrupto que o promove.

Livro: Cruzando o Caminho do Sol
Título original: A Walk Across the Sun
Autor: Corban Addison
Tradução: Mariângela Vidal Sampaio Fernandes
Páginas: 447
Ano de lançamento no Brasil: 2012
Editora: Novo Conceito
Categoria:  Literatura Estrangeira - Romance 
Preço: R$ 15,93 (Em 06/04/2015, na Amazon.com.br)

Comentários