Eu li: "Bling Ring - A Gangue de Hollywood"


Em "Bling Ring - A Gangue de Hollywood", a jornalista Nancy Jo Sales, conta a história real de um grupo de adolescentes que, entre 2008 e 2009, invadiu as mansões de celebridades como  Lindsay Lohan, Megan Fox, Paris Hilton e Orlando Bloom. 

O grupo, que ficou conhecido como a gangue Bling Ring (palavra que mistura o nome de um acessório, o anel, à onomatopeia do som do metal), vivia em Calabasas, região abastada da Califórnia e para roubar as casas de celebridades consultavam os muitos sites de fofoca que informam a todo momento a localização dos famosos. De posse da informação, os jovens entravam nas residências quando seus proprietários estavam ausentes.

A Bling Ring roubou o equivalente a 3 milhões de dólares em joias, dinheiro e artigos de grife, como relógios Rolex, bolsas Louis Vuitton, perfumes Chanel. 

A jornalista Nancy Jo Sales entrevistou todos os envolvidos, incluindo os pais e os advogados dos adolescentes, em busca de justificativa para os atos criminosos, já que em sua maioria, os jovens pertencem a classe média alta e não correspondem à tradicional imagem de bandidos. Este fato, inclusive, contribuiu para que a polícia demorasse a chegar até eles. Nancy descobriu que a ideia do grupo era a de usar as roupas e acessórios da Paris Hilton/Lindsay Lohan/Megan Fox para ser essas pessoas. Ricas, famosas, bonitas, admiradas e com acesso a qualquer item de moda que elas pudessem querer. Ou seja, imersos numa cultura de adoração a celebridades, os ladrões ultrapassaram as fronteiras da privacidade dos ídolos com a intenção de experimentar o estilo de vida deles. 

O livro é fascinante e propõe uma reflexão sobre a obsessão dos jovens pela fama e pelo mundo das celebridades, que tem o estilo de vida (segundo a própria gangue) que “todo mundo quer ter”. 

Livro: Bling Ring - A  Gangue de Hollywood
Autor: Nancy Jo Sales
Tradução: Andrea Gottlieb, Cláudio Figueiredo, Lourdes Sette
Páginas: 271
Editora: Intrínseca
Categoria:   Literatura Estrangeira / Biografias e Memórias
Preço: R$ 19,90 (Livraria Saraiva, em 20/09/2013)

Comentários