Eu li: "Paixão Índia"



Paixão Índia, de Javier Moro, conta a história de amor verídica que aconteceu entre um rico Marajá indiano e uma jovem dançarina espanhola  de origem humilde.

Ao aceitar o pedido de casamento do Marajá Jagatjit Singh,  do principado  de Kapurthala, Anita Delgado deixou a Espanha, ganhou um palácio e transformou-se na princesa espanhola da Índia.

Entretanto, a história de amor entre Anita e o Marajá, na Índia do início do século XX, colonizada pelos ingleses, provocou um inevitável choque cultural. Os súditos amavam Anita pela sua simpatia e beleza, mas as outras mulheres do Marajá a odiavam porque a viam como  uma ameaça à tradição hindu. Já os ingleses, não a reconheciam como esposa legítima do Marajá. 

Resumindo: apesar de estar cercada de inúmeros vassalos, muito luxo e conforto, a jovem vivia na mais completa solidão.

Anita descobrirá uma Índia tradicional, comandada por forças britânicas que permitem a existência dos pequenos "principados", desde que os marajás se curvem diante de sua autoridade suprema. Sentirá a indiferença de uma sociedade machista e arrogante, que não a aceita, mas que se deixa fascinar por uma espanhola atrevida e curiosa, que mais adiante será alvo de um dos maiores escândalos que a Índia Inglesa já teve notícia.

Javier Moro realizou pesquisas detalhadas, tanto na Europa quanto na Índia, para construir uma narrativa minuciosa e fascinante.  O livro é realmente maravilhoso e não tem como não se emocionar com os destinos tomados por cada personagem dessa historia real.

Livro: Paixão Índia
Autor: Javier Moro 
Tradução: Sandra Martha Dolinsky 
Páginas: 320
Editora: Planeta do Brasil
Categoria: Literatura Estrangeira/Romance
Preço: R$ 31,90 (Livraria Saraiva, em 14/12/12)

Comentários