Os brutos também jogam



A Revista Época desta semana tenta responder a seguinte pergunta: Por que Dourado é o queridinho do Brasil, um país que já deu a vitória do BBB a um homossexual (Jean Wyllys, do BBB3) e sempre gostou de premiar os pobres e perseguidos?


Aqui, vou dar um pitaco: Dourado é um perseguido no BBB10! Fato! Voltando à revista...

Os especialistas em psicologia e comunicação de massa apontam para a mesma explicação: Dourado, mais velho e mais experiente do que os demais, encarna o papel do grande líder, ou grande pai. Ele fala melhor do que os outros e suas frases parecem ter força de verdade. Sabe ser carinhoso, tem uma palavra de conforto mesmo para os não aliados e pede desculpas quando acha que passou do ponto.


Um psicanalista classifica Dourado como "manipulador e ditatorial, mas carismático".


Um filósofo e professor da UFRJ, diz que Dourado ganha admiradores por seu estilo direto. "Ele deixa claro que está ali pelo dinheiro e que vai lutar até o fim. As pessoas admiram esse comportamento aguerrido".


Pedro Bial, se posiciona assim: "O público deseja um líder cheio de certezas, sempre assertivo, o grande guia que oferece respostas simples para todas as questões - sempre com o subtexto da violência como solução. Isso assusta alguns, mas seduz outros".


A mãe de Dourado, diz: "Ele tem um lado machista, como todo brasileiro, mas é afetuoso e tem a cabeça aberta. Não tem nada de homofóbico".

A revista continua, afirmando que Dourado está no centro da "dramaturgia" do BBB10. Ele intimida, arrota e xinga, mas lidera em popularidade. E lança uma dúvida: Será que o lutador vai ter fôlego para permanecer no ar até soar o gongo, em 30 de março?

Olha eu aqui dando mais um pitaco: Mas é claro que sim! O BBB10 é dourado! \o/

Crédito: Revista Época, nº 616 - Coluna Mente Aberta

;)

Comentários