[Resenha]: "A Cicatriz de David", de Susan Abulhawa





Li muito sobre o Oriente Médio, Israel em particular, mas quase nada sobre a Palestina. "A Cicatriz de David" traz uma narrativa do ponto de vista dos palestinos. É uma ficção baseada em fatos reais, que me deixou devastada e impressionada. A obra é um relato cru e emocional de quatro gerações de uma família palestina que, após a formação do Estado de Israel em 1948, foi forçada a sair de suas terras e partir para o campo de refugiados de Jenin. 

A autora, Susan Abulhawa, uma americana de origem palestina, escreveu: "Era a história de um povo deixado sem direitos, sem lar e sem nação, enquanto o mundo lhe dava as costas para apreciar e aplaudir os usurpadores que proclamavam seu novo Estado, ao qual deram o nome de Israel." A tomada de terras palestinas para recompensar os judeus por um grande erro cometido contra eles na Segunda Guerra, acabou criando no Oriente Médio um dos enfrentamentos mais complexos e intermináveis do mundo. Lá, violência gera mais violência e quem mais sofre com os conflitos é, infelizmente, a população civil, que não tem possibilidade alguma de se defender.

Susan Abulhawa é a fundadora da Playgrounds For Palestine, uma ONG que constrói parquinhos em territórios ocupados e campos de refugiados da ONU, proporcionando às crianças palestinas o direito de brincar. O primeiro playground foi inaugurado em Belém, na Cisjordânia, em 2003.   

"A Cicatriz de David" é uma narrativa extremamente humana sobre um contexto histórico dramático, caracterizado por momentos importantes que ora agravam, ora  atenuam as tensões existentes naquela região. Além de todo o aprendizado sobre o conflito árabe-israelense, terminei a leitura convicta de que nunca, mas nunca mesmo, devemos ouvir apenas um lado da história. 


Título nacional: A Cicatriz de David
Título original: The Scar of David
Autora:  Susan Abulhawa
Tradução: Maria Alice Máximo
Nº de Páginas: 446
Ano de lançamento no Brasil: 2009
Editora: Record
Gênero: Ficção histórica

Comentários