[Resenha] "Um Amor Para Penélope", de Diane Bergher



“Um Amor Para Penélope” se passa no Rio de Janeiro no início do século passado e aborda a história de Penélope, uma preceptora, filha ilegítima de um inglês, e de Felipe, um poderoso banqueiro, viúvo, filho mais velho da madrinha de Penélope, Dona Violeta Gusmão de Albuquerque.

Penélope passou quase toda a mocidade em um convento, porque seu pai precisou voltar para a Inglaterra e não pode levá-la com ele.  Diferentemente das mulheres da época, ao sair do convento,  a moça não pensava em se casar, mas sim abrir uma escola para moças em São Paulo. O dinheiro para a realização deste sonho viria da herança deixada por seu pai, a qual teria direito ao completar 25 anos. 

Prestes a completar esta idade, Penélope vai para o Rio de Janeiro a pedido de sua madrinha, para acompanhar a jovem Flora nos eventos sociais que aconteciam na cidade. Dona de uma beleza incomum e de uma inteligência irreverente, a preceptora acaba por ser cortejada por vários cavalheiros nos bailes e saraus, o que muito alegra Dona Violeta, que nutre a esperança de casá-la com um bom partido. 

Dona Violeta acredita que um dia o coração da moça será tocado pelo amor. E foi exatamente isso que aconteceu quando Penélope se deparou com Felipe. Na verdade, a atração foi mútua, mas os dois tentaram disfarçar. Ela porque não queria compromisso e ele por achar que a afilhada de sua mãe não reunia as qualidades necessárias para ser a esposa de um poderoso banqueiro e chefe de uma das famílias mais tradicionais do Rio de Janeiro. O fato é que eles tentaram não se envolver, mas o desejo foi maior e acabaram se deixando levar pela paixão. Aos poucos um forte sentimento nasceu entre eles, vigoroso o suficiente para superar ciúmes, mal entendidos e até alguns fofoqueiros de plantão. 

Avalio o livro como um agradável romance de época, apesar de ter me deparado com algumas questões que não me convenceram, como por exemplo, a madrinha não ter percebido o tórrido romance que acontecia bem embaixo do seu nariz. Ao meu ver existem outras situações questionáveis, mas devo dizer que isso não inviabilizou a trama e nem tirou o brilho de Penélope, que me fez rir alto toda vez que apelou às suas santas protetoras.


Livro: Um Amor Para Penélope
Série Belle Époque - livro 1  
Autor: Diane Bergher
Páginas: 435 (Formato: eBook Kindle)
Ano de lançamento: 2017
Editora: Amazon 
Categoria:  Literatura Brasileira / Romance de Época

Comentários