[Resenha] "Todos de Pé Para Perry Cook", de Leslie Connor



Você vai se apaixonar por Perry, um menino de 11 anos que nasceu e cresceu no Instituto Penal Misto Blue River, uma prisão de segurança mínima onde sua mãe, Jessica, cumpria pena.  Graças a compassiva diretora Daugherty, Perry pôde crescer próximo de Jessica. Para a diretora, segurança mínima queria dizer potencial máximo, ou seja: o apenado encontraria em Blue River, apoio para se erguer. E o apoio de Jessica era Perry.

Com exceção da moradia incomum, Perry tinha uma rotina familiar como a maioria das crianças: café da manhã, escola (fora de Blue River), jantar com sua mãe e jogos com sua grande família. A presença alegre e inocente do menino na instituição penal, animava os corações e almas dos residentes. Em troca, ele era cuidado por todos e amado tanto quanto qualquer filho de sua idade. 

Jessica já havia cumprido 12 anos de uma pena de 15. Podia, finalmente, pedir a liberdade condicional. Ela e Perry esperavam ansiosamente pela nova vida do lado de fora. Esse era o sonho... até o novo promotor público do condado, Thomas VanLeer, descobrir que o menino vivia na prisão. Para tristeza geral, ele exigiu a tutela de Perry e adiou a audiência de liberdade condicional de sua mãe. O austero promotor afirmava  que Jessica e a diretora de Blue River, deveriam ser punidas por permitir a presença da criança em condições "nada saudáveis". Ele, inclusive, colocou em dúvida, se Jessica merecia mesmo a liberdade. O promotor é um bom exemplo do burocrata bem-intencionado que pode fazer da vida das pessoas, um inferno.

No meio de circunstâncias tão difíceis, Perry procurava educadamente respeitar sua nova família adotiva, mas não deixava de interagir com sua família prisional.  Preocupado com a situação da mãe, ele acabou definindo uma estratégia para que o comitê de condicional concedesse à ela, a tão sonhada liberdade.
  
Segundo a escritora Lynda Mullaly Hunt, Perry Cook é um personagem que sai da página, vagueia por sua mente e encontra o caminho para o seu coração. Eu concordo plenamente com ela.

Livro: Todos de Pé para Perry Cook
Título original: All Rise for the Honorable Perry T. Cook
Autor: Leslie Connor
Tradução: Regiane Winarski
Páginas: 288
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Editora: HarperCollins Brasil
Categoria: Literatura estrangeira / Ficção americana

Comentários