[Resenha] "Passarinha", de Kathryn Erskine


Em “Passarinha”, de Kathryn Erskine, ficamos conhecendo Caitlin, uma menina de 10 anos, autista, portadora da Síndrome de Asperger, que tenta lidar com a morte de Devon, seu irmão mais velho, que foi baleado em um tiroteio ocorrido na escola. 

Devon era a cola que unia a família e o porto seguro de Caitlin. Ele sempre sabia o que fazer para ajudá-la a viver em um mundo que nem sempre faz sentido para ela. Era ele que lhe mostrava como se comportar diante das pessoas, como interpretar suas emoções. À Caitlin falta empatia e sobra dificuldade de interagir socialmente. Ela sente falta do irmão. Neste momento difícil, Caitlin está só. O pai, que é viúvo, está devastado, perdido em sua dor. Toda a comunidade está perturbada com o que aconteceu.

Apesar de suas limitações e da maneira muito básica e simples de olhar para a vida, Caitlin entende que precisa achar um desfecho para aquela dor coletiva. Com a ajuda da conselheira escolar, ela vai descobrindo, aos poucos, novas habilidades comportamentais. Isso a ajudará a se relacionar melhor com as pessoas e a encontrar uma atividade que servirá para concluir aquele período trágico e dolorido da sua vida.

Um dos aspectos interessantes deste livro é que, como a história é contada através dos olhos de Caitlin, nós temos a possibilidade de penetrar no delicado universo de um portador da Síndrome de Asperger. Caitlin é uma excelente desenhista e intelectualmente superior aos seus colegas de classe, mas social e emocionalmente age como se tivesse menos do que seus dez anos. Ela entende as coisas de maneira diferente; expressões e frases são tomadas literalmente e ela tem muita dificuldade de fazer amigos e de processar e demonstrar emoções. É muito emocionante quando ela começa a entender o que significa empatia. Afinal, todos desejamos ser ouvidos e compreendidos. "Passarinha” é um livro marcante que mostra que nossa vida pode ser grande, forte e bonita, se procuramos compreender as dificuldades das pessoas, respeitando as diferenças e nos colocando no lugar do outro, sentindo o que ele sente. Assim, muitos mal-entendidos e problemas podem ser evitados.

Passarinha é um livro sobre superação, escrito com uma sensibilidade enorme. Inesquecível!

Livro: Passarinha
Título original: Mockingbird
Autor: Kathryn Erskine
Tradução: Heloísa Leal
Páginas: 224
Ano de lançamento no Brasil: 2016
Editora: Valentina
Categoria: Literatura estrangeira / Romance

Comentários