Eu li: "Extraordinário"


"Extraordinário", de R. J. Palacio, conta a história de August (Auggie) Pullman, um menino de dez anos, que nasceu com uma deformidade facial causada por uma doença genética extremamente rara. Por estar sempre convalescendo das muitas cirurgias reparadoras que precisou fazer,  ele aprendeu a ler e a escrever em casa, com a mãe. 

A história se desenrola a partir do momento em que os pais resolvem que está na hora de August frequentar uma escola. Aí, então, o menino, que deseja muito ser tratado como uma criança normal, terá que conviver com o preconceito das pessoas que não o aceitam por causa do seu rosto deformado. Entretanto, com bom humor, inteligência e muita bondade no coração, August ensinará a todos que somos mais do que aparência.

"Extraordinário" incentiva o debate sobre bullying e dá uma lição de empatia, compaixão e aceitação. Sem dúvida, é  um dos livros mais tocantes que já li. Além de ser surpreendentemente comovente, o livro faz uma rápida e grata referência ao Brasil, a minha cidade, Rio de Janeiro, e ao bairro onde morei durante minha infância e adolescência, o Leblon. Amei!



Livro: Extraordinário 
Autor: R. J. Palacio 
Tradução: Rachel Agavino 
Páginas: 318 
Editora: Intrínseca 
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance 
Preço: R$ 16,90 (Livraria Saraiva, em 27/10/2013)

Comentários