Mark Ruffalo e sua luta pela energia limpa



O ator Mark Ruffalo estava cuidando de sua própria carreira e família, quando uma série de coincidências o levou a se tornar um ativista apaixonado por energia renovável. Por conta disso,  Ruffalo subiu ao palco, no mês passado, para apresentar o Nantucket Project (Acelerando A Transição Para Um Futuro Renovável) junto com o professor Mark Jacobson e o banqueiro Marco  Krapels, seus parceiros na campanha para acabar com a  dependência dos combustíveis fósseis e mudar para fontes alternativas de energia como a eólica e a solar.

Ruffalo começou a falar, como esperado, compartilhando histórias de famílias que foram afetadas pela poluição proveniente do fraturamento hidráulico (fracking). Ele apresentou um curta-metragem que mostra americanos indignados com o que eles vêem como mentiras persistentes de empresas e do governo.

Fracking - a prática de extração de energia que a equipe de Ruffalo condena - injeta milhões de litros de produtos químicos misturados a água a uma enorme pressão para quebrar rochas subterrâneas e liberar o gás. De acordo com Mark Ruffalo e Jacobson, professor  de engenharia civil e ambiental de Stanford, bacias hidrográficas em todo o país foram contaminados com plásticos, agentes cancerígenos, neurotoxinas, desreguladores endócrinos químicos e gás natural explosivo como resultado extremo desta forma de extração de energia.


Histórias humanas, diz Ruffalo, são importantes - essencial mesmo - para promover a mudança cultural. Mas ele reconheceu que um ator pregando sobre o custo humano do fracking não é suficiente para convencer as grandes empresas e o governo de que a situação atual é inaceitável e que existem soluções viáveis. Daí a sua parceria com um cientista e um banqueiro mundial que supervisionou mais de US $20 bilhões em investimentos em energia renovável.

Leia mais e assista o vídeo aqui.

Comentários