[Resenha]: Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível, por Matthew Perry

 




Eu sou muito fã de Friends, seriado de sucesso da TV norte-americana, que foi ao ar de 1994 a 2004. A série conta as aventuras e desventuras de seis amigos que moram em  Manhattan e, apoiando-se incondicionalmente, conseguem superar os obstáculos que a vida lhes apresenta. Eu tenho um caso de amor eterno com Ross, Rachel, Mônica, Chandler, Joey e Phoebe. O meu apego é tanto, que tenho um ritual: assisto ao menos um episódio de Friends no primeiro dia do ano. Assim, é certeza que terei um bom ano!  Eu sabia que Matthew Perry, o intérprete de Chandler Bing,  o personagem que, entre os seis, se caracteriza pelo humor sarcástico, tinha problemas com drogas, mas não fazia ideia da gravidade da situação. Jamais poderia imaginar, por exemplo, que ele morava numa clínica de reabilitação quando aconteceu um dos momentos mais esperados da série: o casamento de Chandler e Monica. Realmente é impossível não sentir muito pelo ator que fez milhões de espectadores sorrirem, enquanto ele próprio, vivia uma imensa dor. 

Matthew Perry começa o livro nos dando um vislumbre da sua infância e lembrando que se sentia um estranho em sua própria família. Aos 14 anos, ficou empolgado ao descobrir que o álcool reprimia seus pensamentos negativos e o tornava mais simpático. Mais tarde, uma receita de analgésico trouxe nova serenidade e logo ele estava tomando 55 comprimidos por dia. Tudo isso devido a um vazio interior que não foi preenchido nem mesmo com a realização de seus maiores sonhos: ter fama e dinheiro. Ao revelar sua predisposição genética para abuso de álcool e drogas e relatar a batalha ao longo da vida para ficar sóbrio, ele oferece muitos insights sobre essa terrível doença.

O livro está repleto de revelações dolorosas e aplaudo a coragem de Matthew Perry em mostrar sua vulnerabilidade. Atualmente, com 53 anos, ele conta que está sóbrio e grato pela vida. Ele tem fé em Deus e acredita que está nesse mundo para ajudar o próximo. Eu entendo que o livro é uma excelente ferramenta para isso. Só achei que ele traz uma linha do tempo dispersa e, por isso, o relato algumas vezes fica confuso. Mas, isso não impediu  que eu terminasse a leitura com meu coração cheio de ternura por esse homem talentoso e engraçado, mas ao mesmo tempo tão quebrado, solitário e, portanto, merecedor de muitos cafunés. 


Título nacional: Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível

Título original: Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing: A Memoir

Autor: Matthew Perry

Tradução: Carolina Simmer

Nº de Páginas: 354

Formato: e-Book

Ano de lançamento no Brasil: 2022

Editora: Best Seller

Gênero: Autobiografia

Comentários