[Resenha] "Tudo e Todas as Coisas", de Nicola Yoon


"Tudo e Todas as Coisas", de Nicola Yoon, conta a história de uma garota de 18 anos, Madeline Whittier, que tem um doença rara, a IDCG, a "doença da criança na bolha". Basicamente, Madeline é alérgica ao mundo, o que a obriga a ficar presa dentro de casa, em um ambiente totalmente esterilizado. A doença foi identificada quando Maddy tinha apenas seis meses de vida, pouco tempo depois que seu pai e seu irmão morreram em um acidente de carro. Desde então, ela nunca mais saiu de casa e tem contato cara-a-cara apenas com sua mãe - que também é sua médica - e uma enfermeira. Apesar disso, Maddy vive feliz e em paz com sua rotina: jogando à noite com a mãe, estudando com tutores on-line e escrevendo críticas de livros no Tumblr. Mas no momento em que Olly, um garoto de olhos azuis como o oceano, se muda para a casa ao lado, a vida de Madeline sofre uma grande transformação. 

Desde o primeiro olhar a distância, um sentimento especial nasceu entre Maddy e Olly, e quando o rapaz demonstra o desejo de se aproximar para conhecê-la melhor, pequenos buracos começam a aparecer na bolha de proteção que a mãe construiu em torno dela. Impulsionada pelo amor e pela curiosidade de explorar tudo e todas as coisas, a garota começa a desobedecer as regras que a mantém em segurança. 

Ansiando por aventuras no mundo exterior, mesmo sabendo que isso pode provocar sua morte, Madeline compra duas passagens de avião e parte para o Havaí com Olly. Um acontecimento desta viagem vai provocar uma grande reviravolta na história e mostrará que não só os jovens apaixonados cometem loucuras por amor. Mais não posso contar, mas recomendo (e muito) a leitura. 

Livro: Tudo e Todas as Coisas
Título original: Everything, Everything
Autor: Nicola Yoon
Ilustrações: David Yoon
Tradução: Amanda Orlando
Páginas: 300
Ano de lançamento no Brasil: 2016
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura estrangeira / Romance

Comentários