Eu li: "A Sorte do Agora"


"A Sorte do Agora", de Matthew Quick, conta a história divertida e inspiradora de Bartholomew Neil que passou todos os seus quarenta anos de vida morando com a mãe e, depois que ela morre, não faz ideia de como viver por conta própria, porém, sabe que está na hora de seguir em frente.

Como a mãe passou seus últimos dias chamando Bartholomew de Richard e, coincidentemente, depois do falecimento, uma carta do ator Richard Gere foi encontrada na sua gaveta de roupas íntimas, Bartholomew decide compartilhar sua história com Gere, convencido de que o ator vai ajudá-lo.

Assim, cada um dos capítulos do livro toma a forma de uma carta de Bartholomew para Richard Gere. Eles nunca se encontraram e o ator nunca respondeu, mas todos os assuntos são tratados nas cartas, que não só expõem a alma pura de Bartholomew, como, acima de tudo, mostram sua tentativa dolorosamente sincera de se integrar à sociedade.

E quando as circunstâncias da vida parecem esmagadoramente difíceis de administrar, Bartholomew além de contar com o astro do cinema como guia espiritual, lança mão da teoria de vida de sua mãe: A Sorte do Agora. Ou seja, devemos confiar na bondade e no equilíbrio do momento presente, pois quando algo de ruim acontece com a gente, algo de bom acontece. Normalmente com outra pessoa. 

Na busca para encontrar a si mesmo e fazer sentido no mundo, Bartholomew vê sua vida se entrelaçar com a vida de pessoas que se sentem deslocadas como ele: um padre atormentado, uma bibliotecária tímida que pode ter sido abduzida por alienígenas e seu desbocado irmão, que é apaixonado por gatos. Eles acabam formando uma família inusitada.

"A Sorte do Agora" é um romance sutil, engraçado e comovente. Gostei muito!

Livro: A Sorte do Agora
Título original: The Good Luck of Right Now
Autor: Matthew Quick
Tradução: Alexandre Raposo
Páginas: 221
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Intrínseca
Categoria:  Literatura Estrangeira / Romance
Preço: R$17,90 (em 21/02/2016, na www.amazon.com.br)

Comentários