Eu li: "O Clube do Livro do Fim da Vida"


Antes de tudo "O Clube do Livro do Fim da Vida" é uma bela homenagem que Will Schwalbe faz a sua mãe Mary Anne, uma educadora que trabalhou como voluntária em países em guerra. Ela se dedicou ao projeto de fundar uma biblioteca itinerante no Afeganistão e à defesa dos direitos humanos (ajudou a fundar e dirigiu por muitos anos, a Women's Refugee Commission para auxiliar mulheres e crianças refugiadas). 

Depois que sua mãe foi diagnosticada com um tipo avançado de câncer no pâncreas, toda a semana, durante dois anos, Will a acompanhou às sessões de quimioterapia. Num desses encontros, como ambos amavam ler, ele perguntou à mãe: "O que você está lendo?". Ela deu detalhes da sua leitura e ele também fez comentários sobre o livro que estava lendo... E assim, teve início o Clube do Livro formado apenas por eles dois.

O Clube do Livro mãe-filho não servia apenas para passar o tempo. Era mais do que isso, pois além de desviar a mente de Mary Anne do doloroso tratamento, contribuiu também para aprofundar o relacionamento entre eles. Mãe e filho se redescobriram, falaram de fé e coragem, de família e gratidão. As leituras e as conversas prepararam Mary para o fim da vida e Will para o resto da vida sem ela.

Mãe e filho visitam o dramaturgo e ativista americano
Larry Kramer, em 2001.

"O Clube do Livro do Fim da Vida" é uma celebração de amor de uma mãe por um filho e vice-versa. Não é um livro sobre doença e morte, mas um livro sobre a vida e a paixão pelos livros, e como a leitura pode nos aproximar e transformar. 

Embora eu não tenha lido mais do que três dos livros que Schwalbe e sua mãe leram e discutiram, isso não me desanimou. Cheguei ao final do livro com lágrimas no olhos e uma relação de títulos que acrescentei a minha lista sempre cheia de livros para ler.

Livro: O Clube do Livro do Fim da Vida: Uma história real sobre perda, celebração e o poder da leitura
Título original: The End of Your Life Book Club
Autor: Will Schwalbe
Tradução: Rafael Mantovani
Páginas: 292
Ano de lançamento no Brasil: 2013
Editora: Objetiva
Categoria:  Literatura Estrangeira - Biografia
Preço: R$ 37,90 (Livraria Cultura, em 11/02/2015)

Comentários