Eu li: "Fim"

http://celebridades.uol.com.br/album/2013/11/29/fernanda-torres-em-sessao-de-autografos-do-livro-fim.htm

O livro de estreia de Fernanda Torres, "Fim", conta a história de um grupo de cinco amigos idosos cariocas, legítimos representantes da geração que viveu as loucuras dos anos 60/70. Agora, que estão no fim, eles fazem um balanço de suas vidas relembrando as festas que participaram, seus namoros,  casamentos, separações, alegrias, tristezas, frustrações e arrependimentos.

Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um irresponsável que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer.

Apesar do livro ser sobre a morte, os capítulos começam narrando o momento que precede a morte de cada um dos amigos, há muita vida contada em suas páginas. Com humor, ironia e uma boa dose de melancolia, a narrativa mescla o fim dos idosos com as histórias dos personagens diretamente tocados por eles: filhos, esposas, amantes, ficantes...

"O livro é maravilhoso", comentou o apresentador Jô Soares, "tem um humor de rir alto". Eu, humilde e convictamente, assino embaixo.

Livro: Fim
Autor: Fernanda Torres
Páginas: 203
Editora: Companhia das Letras
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Preço: R$ 27,60 (Livraria Saraiva, em 18/12/2013)

Comentários