Eu assisti: "Anna Karenina"


Anna Karenina é uma adaptação do clássico de Liev Tolstói, que é considerado o maior romance sobre o adultério da literatura universal. Dirigido por Joe Wright, traz no elenco: Keira Knightley, Aaron Taylor-Johnson, Jude Law e Matthew Macfadyen, que aqui faz o papel de irmão de Keira, diferentemente de "Orgulho e Preconceito", do mesmo diretor, onde os dois viveram o inesquecível casal Elizabeth Bennet e Mr. Darcy. 

A história se passa na Rússia Czarista do século XIX e é representada, em boa parte do longa, dentro de um teatro. Anna pertence a aristocracia e é casada com o alto funcionário do governo Alexei Karenin (Jude Law) com quem tem um filho. Durante uma viagem à casa de seu irmão (Matthew Macfadyen), ela conhece o irresistível oficial Vronsky (Aaron Taylor-Johnson), por quem se apaixona perdidamente. Ambos viverão um romance arrebatador.

Ao assumir publicamente o adultério e escolher viver com o amante em vez do marido, Anna irá contra as leis da época e sentirá a pressão da sociedade machista e moralista. O amor que sente é grande, mas ele não conseguirá atenuar a culpa que a acompanha por ter desrespeitado a unidade familiar e, principalmente, por ter abandonado o filho. Uma grande angústia a dominará e determinará o seu destino final.

Apesar do figurino belíssimo e da fotografia fantástica, o filme me pareceu restrito diante da magnitude do romance/tragédia. Ou seja, nesta adaptação a história ficou um pouquinho mal contada.

Comentários