[Resenha] "Em Algum Lugar nas Estrelas", de Clare Vanderpool


No livro "Em Algum Lugar nas Estrelas", de Clare Vanderpool, acompanhamos a história da amizade entre Jack Baker e Early Auden. Dois alunos da Escola Morton Hill, um colégio interno exclusivo para meninos.

É o fim da Segunda Guerra Mundial e o pai de Jack Baker, de 13 anos, finalmente está voltando para casa, no Kansas. Infelizmente, seu retorno é marcado pela morte repentina da esposa. Sem saber o que fazer com o filho, ele o manda para um colégio interno no Maine, próximo do estaleiro naval onde ocupava um posto. 

Lá, Jack conhece Early, um menino estranho que muitas vezes perde aulas e pode ser encontrado ouvindo música na sala do zelador, que ele transformou em seu dormitório. Early segue alguns rituais. Com relação a música, por exemplo, ele escuta Louis Armstrong às segundas, Frank Sinatra às quartas, Glenn Miller às sextas e Mozart aos domingos. E se chover, ele ouve Billie Holiday. Ele também tem o hábito de separar balas de goma por cor para se acalmar. Mas o que impressiona são suas habilidades de erudito em matemática. Ele consegue fazer cálculos extraordinários de cabeça. Consegue ver os números como formas, cores, texturas e cria a história do número Pi - 3,14 - para reproduzir o que sabe da vida do irmão, o tenente Fisher Auden, no Exército. O menino acredita que o irmão está vivo e perdido nos bosques do Maine, apesar do Exército ter comunicado a sua morte pelos alemães. 

Early é muito seguro sobre várias coisas, sejam elas verdadeiras ou não. Ele tem certeza de que o número Pi contém uma grande história. Acredita que Pi é um menino em perigo, em uma jornada épica. Além disso, está certo que seu irmão está vivo e que um grande urso o levará até ele. Outra certeza de Early é que Jack é a pessoa de quem ele quer ser amigo.

Embora Jack muitas vezes se encontre confuso com o comportamento de Early,  acaba se juntando ao garoto quando ele resolve iniciar uma jornada pela Trilha Apalache em busca do grande urso preto. Usando um dos barcos a remo da equipe da escola, os dois vivem uma grande aventura que inclui piratas, um vulcão, uma grande baleia branca, uma mulher de cem anos, um herói perdido, uma caverna escondida, uma grande ursa e uma cascavel. 

"Em Algum Lugar nas Estrelas" tem um enredo sensível cuidadosamente construído e no final todas as histórias se interligam e se completam: a de Pi, de Early e Fisher, de Jack e seu pai, deixando uma maravilhosa mensagem de amizade, companheirismo, esperança e otimismo. É uma ótima leitura!

Livro: Em Algum Lugar nas Estrelas
Título original: Navigating Early
Autor: Clare Vanderpool
Tradução: Débora Isidoro
Páginas: 284
Ano de lançamento no Brasil: 2016
Editora: DarkSide
Categoria: Literatura estrangeira / Aventura

Comentários