Eu li: "Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor"


Logo se percebe que a vida de Drew Silver, de 44 anos, é uma sequência de decisões equivocadas. Faz quase uma década que sua banda de rock emplacou uma música de sucesso. Desde então, a banda se separou, sua mulher o abandonou e ele tem assistido a vida passar, tocando em casamentos, quando aparece algum, doando regularmente esperma, para garantir uma grana extra, e descontando os cheques cada vez menos frequentes que recebe pelos direitos autorais de seu único sucesso.

Silver mora em um pequeno apartamento no Versailles, um apart-hotel habitado quase que exclusivamente por homens de meia-idade divorciados como ele. Em meio ao marasmo em que vive, Silver descobre que Denise, sua ex-mulher por quem ele ainda tem uma quedinha, vai se casar novamente e que Casey, sua filha adolescente, para quem sempre foi um pai ausente, está grávida. Para completar, ele sofre um derrame e descobre que seu coração está nas últimas e precisa ser operado com urgência.

Claramente deprimido, o músico fracassado não vê uma razão forte pela qual deveria continuar vivendo e resolve, a princípio, não fazer a cirurgia. Em vez disso decide aproveitar bem os dias que lhe restam. Para tanto, compõe para si mesmo uma pequena lista de afazeres: 1 - Ser um pai melhor; 2 - Ser um homem melhor; 3 - Me apaixonar e 4 - Morrer.

Em "Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor", o autor Jonathan Tropper, além de nos brindar com diálogos brilhantes e bem-humorados, apresenta de forma sensível e envolvente a perspectiva masculina sobre casamento, divórcio, família, amizade e morte. Gostei muito. Recomendo.

Livro: Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor
Título original: One Last Thing Before I Go
Autor: Jonathan Tropper
Tradução: Marcello Lino
Páginas: 251
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Arqueiro
Categoria:  Literatura Estrangeira / Romance 
Preço: R$23,90 (em 21/10/2015, na saraiva.com.br)



Comentários