Eu li: "A Redescoberta do Mundo"


"A Redescoberta do Mundo", de Thrity Umrigar, é a história de quatro mulheres: Armaiti, Laleh, Kavita e Nishta, que foram para a universidade juntas, em Bombaim, no final dos anos 1970. Elas ansiavam fazer do seu mundo um lugar muito melhor e, por isso, participavam dos protestos e marchas que dominavam a vida universitária da época. Eram revolucionárias.

Ao final da faculdade o quarteto se desfez, elas se separaram e seguiram caminhos diferentes. Trinta anos depois, chega uma notícia inesperada e devastadora, Armaiti, que vive nos Estados Unidos, foi diagnosticada com câncer terminal. Como último desejo, ela quer se reunir com as amigas uma última vez.

No curso da jornada para o reencontro as mulheres irão reavaliar suas próprias vidas, reconhecerão arrependimentos antigos, enfrentarão segredos dolorosos e desejos ocultos. Entenderão que o fervor revolucionário que compartilharam enfraqueceu, mas que os laços de amor e amizade estão mais fortes do que nunca.

Eu sou fã da autora! Thrity Umrigar é uma excelente contadora de histórias. Em "A Redescoberta do Mundo" ela aborda com habilidade e sensibilidade temas diversos como a homossexualidade, o fanatismo religioso,  a desigualdade racial e econômica. Além disso, oferece um retrato inesquecível da Índia moderna ao mesmo tempo que explora os laços duradouros da amizade e o poder do amor para mudar vidas. Recomendo e muito!

Livro: A Redescoberta do Mundo
Título original: The World We Found
Autor: Thrity Umrigar
Tradução: Regina Lyra
Páginas: 268
Ano de lançamento no Brasil: 2012
Editora: Nova Fronteira
Categoria:  Literatura Estrangeira - Romance
Preço: R$ 34,90 (Livraria Cultura, em 07/01/2015)

Comentários