[Resenha] "Uma Longa Jornada Para Casa", de Saroo Brierley



Título nacional: Uma Longa Jornada Para Casa
Título original: A Long Way Home
Autor: Saroo Brierley com Larry Buttrose
Tradutor: Evandro Ferreira e Silva
Nº de Páginas: 240
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Editora: Record
Gênero: Biografia


O indiano Saroo tinha 5 anos de idade quando, em 1986, se perdeu de Guddu, seu irmão mais velho, numa estação de trem e acabou nas ruas de Kolkata (Calcutá), a milhas de distância de sua casa. Incapaz de encontrar o caminho de volta, pois não sabia o nome da sua cidade e nem o seu sobrenome, perambulou pelas ruas por semanas, até ser resgatado e enviado para um lar infantojuvenil. Depois de várias tentativas frustradas de localizar seus pais, ele acabou sendo levado para um orfanato e pouco tempo depois foi adotado pelos Brierley, um casal da Tasmânia, uma ilha australiana. 

Saroo chegou à Austrália em 1987, com seis anos. Ele se adaptou bem ao novo país e aos pais que sempre foram muito amorosos. Era muito agradecido pela oportunidade que os Brierley lhe concederam. Como o menino pobre que foi na Índia, sabia que, por uma questão de sobrevivência, precisava aproveitar as oportunidades boas que surgiam e, por isso, aceitava com gratidão a vida feliz que lhe foi oferecida por meio da adoção. Mas o passado nunca saiu da sua cabeça. Sempre perguntava a si mesmo como seus parentes teriam lidado com o seu desaparecimento. Ele nunca abandonou a esperança de reencontrar a sua mãe e sua família indianas. 

Vinte e cinco anos depois de ter saído da Índia, com a ajuda do Google Earth e do Facebook, e de uma memória prodigiosa, ele encontrou o caminho de volta para casa. Depois de muitos anos de minuciosa e exaustiva pesquisa no computador, Saroo primeiro encontrou a estação ferroviária, onde acidentalmente embarcou no trem que o levou para muito longe do seu vilarejo, e depois a própria cidade natal. 

Dois momentos de Saroo:
aos 6 anos quando chegou na Austrália
e vinte seis anos depois, quando voltou à Índia..

Reencontrar a família biológica de Saroo parecia uma tarefa impossível, do tipo achar uma agulha no palheiro, mas a sua determinação e dedicação, aliadas ao apoio dos pais adotivos, dos amigos e da tecnologia, derrubaram todas as dificuldades e operaram um verdadeiro milagre. 

“Uma Longa Jornada Para Casa” é um drama real de muita luta e esperança, que traz uma mensagem inspiradora a todo aquele que precisa organizar-se dentro de sua própria vida: Nunca desista! Não há como não se emocionar com Saroo e sua história inacreditável. Recomendo (e muito) a leitura!

Avaliação



O livro inspirou o filme “Lion: Uma Jornada Para Casa”, 
que recebeu seis indicações ao Oscar.

Comentários