[Resenha] "Nossas Noites", de Kent Haruf



Título nacional: Nossas Noites
Título original: Our Souls at Night
Autor: Kent Haruf
Tradutora: Sonia Moreira
Nº de Páginas: 137
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Editora: Companhia das Letras
Gênero: romance norte-americano


O marido de Addie Moore morreu anos atrás, assim como a esposa de Louis Waters e, como vizinhos na pequena cidade de Holt, no Colorado, naturalmente, eles se conhecem. Com os filhos já adultos longe de casa, ambos vivem muito sozinhos. As noites são terrivelmente solitárias, sem ninguém para conversar. Então, numa noite, Addie bate à porta de Louis e pergunta: "Você se interessaria em ir à minha casa para dormir comigo?".

Depois de fazer a proposta surpreendente, Addie esclarece que não está procurando sexo. Ela apenas procura um companheiro com quem possa conversar, na cama, até adormecer. Louis aceita a oferta e, a partir daí, passamos a acompanhar a nova rotina dos dois: bem estranha no início, mas que vai evoluindo, noite após noite, para uma harmoniosa intimidade. Depois de anos de noites insones, a  proximidade de outro ser humano na cama, é melhor do que pílula para dormir. Além disso, a cama de Addie se transforma numa espécie de divã para terapia. Na escuridão, Addie e Louis falam de suas vidas, alegrias, frustrações e aflições. Descobrem que têm preocupações comuns. Compartilham histórias pungentes. Encontram, um no outro, ouvintes pacientes e solidários. Tornam-se grandes amigos.

Mas não demora muito para a comunidade e os familiares reagirem negativamente ao arranjo nada convencional dos viúvos. Como será que os idosos vão lidar com as interferências externas? Agora, que já terminei de ler o livro, só consigo pensar em uma coisa: como o mundo seria imensamente mais feliz, se as pessoas cuidassem unicamente de suas próprias vidas, não é mesmo?

“Nossas Noites” é um drama romântico agridoce, lindamente escrito. Uma verdadeira lição de vida. Gostei muito!


Avaliação



O relacionamento de Addie e Louis virou filme da Netflix, 
dirigido pelo indiano Ritesh Batra 
e estrelado por Robert Redford e Jane Fonda.





Comentários