[Resenha] "Amor de Redenção", de Francine Rivers



Os olhos de Angel eram azuis sem fundo.
Não dava para traduzir nada neles.
Ela era uma muralha, um oceano infinito,
um céu noturno nublado.

(Trecho do livro)


A história se passa na Califórnia, na época da corrida do ouro (século 19) e acompanha a vida de Sarah que, aos 8 anos, depois da morte da mãe, foi vendida para um bordel. Lá, teve o nome mudado para Angel e cresceu aprisionada nas armadilhas da prostituição. Perdeu a inocência, a esperança e a fé nos homens e em Deus.  Assim, quando conhece o fazendeiro Michael Hosea - um homem que diz ter recebido um chamado de Deus para se casar com ela e amá-la incondicionalmente -, a sua primeira reação foi de rejeição. Angel, além de não acreditar nas boas intenções de Michael, não se sentia digna dele. Quanto mais ele lhe demonstrava amor e tentava resgatá-la daquela vida, mais ela o rejeitava. E quanto mais ela o rejeitava, mais ele insistia.

O enredo de "Amor de Redenção" baseia-se no Livro de Oséias da Bíblia. Oseias (Salvação, em hebraico) viveu em uma época em que o reino de Israel afastou-se completamente de Deus, ao permitir a adoração de outros deuses em seu território. Foi então, que o Senhor ordenou que Oseias tirasse uma prostituta do meio do povo e se casasse com ela. Através dela Deus queria ilustrar o adultério espiritual que Israel estava cometendo contra Ele. Oseias escolheu Gomer, e tratou a esposa infiel de maneira amorosa e indulgente. Da mesmo forma agiria o Senhor com os infiéis israelitas que se arrependessem.

Voltando ao livro, a história de Francine Rivers é ao mesmo tempo dolorosa e edificante. O grande amor de Michael Hosea por Angel é testado repetidas vezes ao longo do romance. Angel carrega muita culpa e amargura; ela acha que jamais será suficientemente boa para merecer uma vida decente, e, por isso, toma algumas decisões desastrosas para o seu casamento. Michael, na minha opinião, é um santo. Sua infinita capacidade de perdoar a esposa é surpreendente, e sua fé em Deus, é inspiradora. Não me lembro de um personagem imbuído de tanta humildade, paciência e misericórdia quanto ele. Eu achei a teimosia de Angel, em não aceitar o amor sincero, um tantinho exagerada e cansativa, mas, aos poucos, a persistência de Michael Hosea, quebrou o gelo e conquistou um lugar de destaque naquele coração que se aqueceu e iluminou, graças a chama que ele acendeu.

Título nacional: Amor de Redenção
Título original: Redeeming Love 
Autora: Francine Rivers 
Tradutora: Alyda Sauer   
Nº de Páginas: 623
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2011   
Editora: Verus
Gênero: Literatura norte-americana / Romance de época / Ficção cristã

Comentários