[Resenha] "Uma Pequena Casa de Chá em Cabul", de Deborah Rodriguez



“Como cabeleireira e proprietária de um café, 
eu tive a oportunidade de ouvir as histórias de todos, 
um dos grandes privilégios dessas atividades, 
e agora eu fico satisfeita por poder apresentar algumas de minhas histórias aos leitores. 
Embora este livro seja de ficção, muitos dos personagens foram inspirados 
pelas pessoas maravilhosas que conheci durante minha vida de expatriada em Cabul, 
tanto atrás do balcão do café, quanto da cadeira do salão.” 
(Deborah Rodriguez)


A escritora americana Deborah Rodriguez, aproveitou sua experiência pessoal por ter vivido cinco anos durante a década de 2000, em Cabul, no Afeganistão, para escrever o romance “Uma Pequena Casa de Chá em Cabul”. A obra de ficção oferece descrições detalhadas do cotidiano da região, abordando a opressão vivida pelas mulheres afegãs e o dia a dia dos moradores sob o domínio talibã, grupo nacionalista radical que utiliza táticas de guerrilha e ataques de homem-bomba, fazendo do Afeganistão um dos lugares mais perigosos da Terra.  

A história concentra-se na vida de cinco mulheres e na amizade que elas desenvolvem. A americana Sunny é a proprietária da casa de chá, que precisa de um plano engenhoso e rápido para manter o local e os clientes em segurança. Ela oferece trabalho, lar e gentileza para a viúva Yazmina, uma jovem grávida, levada de sua aldeia como pagamento de uma dívida e, posteriormente, abandonada nas ruas violentas de Cabul. Candace, uma americana rica que deixou o marido por um amante afegão, o enigmático Wakil. Isabel, uma jornalista britânica judia, corajosa e determinada, dona de um passado doloroso. E Halajan, a mãe afegã, que esconde de seu filho de mentalidade tradicional, o amor que sente pelo alfaiate Rashif. 

Reunidas na casa de chá, atrás de muros altos construídos para proteger do perigo das bombas disparadas quase que diariamente, as cinco mulheres aprofundam a amizade, enquanto debatem sobre as complexas questões culturais e religiosas, e buscam soluções para o desrespeito aos direitos das mulheres, tão comum naquele país. 

“Uma Pequena Casa de Chá em Cabul” conta a história de pessoas unidas pela experiência, pelo medo e pela solidão. Juntas elas construíram uma história de amor e amizade baseada em suas crenças e valores. Se você está procurando uma leitura fácil e calorosa que dê uma visão sobre as lutas das mulheres que vivem em um país com uma cultura que é muito diferente da nossa, este é um livro mais do que recomendado.

Título: Uma Pequena Casa de Chá em Cabul
Título original: A Cup of Friendship
Autor: Deborah Rodriguez
Tradução: Alice Klesck
Páginas: 304
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: LeYa
Categoria: Literatura Americana / Romance

Comentários