[Resenha] "Uma Mulher Livre", de Danielle Steel


“Uma Mulher Livre”, de Danielle Steel, conta a história de Annabelle Worthington. Uma jovem rica de Nova York, que aos 18 anos passou pelo sofrimento de perder o pai e o irmão no naufrágio do Titanic, restando-lhe apenas a mãe. Depois de um ano de luto ela foi pedida em casamento por um homem aparentemente perfeito, mas que na realidade causou-lhe um grande sofrimento, pois levou para o casamento segredos que impediam que a união desse certo. Eles se divorciaram e, mesmo sem ter tido culpa pelo término, Annabelle passou a ser desprezada pela sociedade, que rotulava de adúltera toda mulher divorciada.

Sem motivos para ficar nos Estados Unidos, ela resolveu ir para a França, palco de batalhas da Primeira Guerra Mundial, para trabalhar como voluntária  em um hospital, ajudando a cuidar dos soldados feridos. Lá, ela descobriu sua verdadeira vocação e concentrou esforços para realizar o grande sonho de ser médica. Mas não foi uma tarefa fácil. Annabelle teve que perseverar porque o preconceito e a maldade alheia não tinham limites numa época em que os valores éticos e morais estavam seriamente abalados pela guerra.

Devo dizer que gostei mais ou menos da história. Eu nunca vi uma protagonista sofrer tanto como a Annabelle. Ela mal se curava de uma dor e a vida já lhe mandava outra! Sofreu muitas decepções, mas era determinada e corajosa. No entanto, não conseguiu se impor perante aqueles que lhe fizeram tanto mal. Essa ambiguidade me incomodou. Por outro lado, gostei bastante das referências históricas sobre a Primeira Guerra Mundial e da abordagem de temas delicados como: homossexualismo, violência sexual, machismo e preconceito contra a mulher.  Em resumo, não é um leitura ruim, mas prepare-se porque quando a vida e Annabelle entram em sintonia, e tudo começa a melhorar para ela… a história acaba!

Título: Uma Mulher Livre
Título original: A Good Woman
Autor: Danielle Steel
Tradução: Elaine Moreira
Páginas: 294
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2016
Editora: Record
Categoria: Literatura Americana / Romance

Comentários