[Resenha] "Perigosa", de Fabiana Escobar



"Perigosa" é um livro de ficção baseado em fatos da vida de Fabiana Escobar, a Bibi Perigosa, ex-primeira dama do tráfico na favela carioca da Rocinha. Bibi foi casada com um dos chefões do tráfico local. E, por amar demais, acabou envolvida no mundo do tráfico de drogas, cumprindo à risca as ordens que o marido lhe dava de dentro da cadeia, para que os negócios do tráfico não parassem.

No livro, Bibi conta que o marido era sua paixão desde os tempos de colégio. Os dois estudaram na escola onde a mãe de Fabiana era a diretora. Casaram-se quando ela tinha 17 anos e ele era um simples carteiro. Como revelou, Bibi: "Não me casei com um bandido. As circunstâncias o tornaram um".  Tiveram dois filhos e depois de 14 anos de união, divorciaram-se em 2010. 

A história de Bibi é repleta de momentos de perigo e muita tensão. Ela enfrentou medo, traição, tristeza... por amor. Bibi se descreve como uma mulher que amou demais e, de tanto amar, errou muito.  Ao Portal Vírgula, ela disse: “Esse glamour que as pessoas pensam existir [no mundo do trafico de drogas] é uma ilusão. Não existe respeito, fidelidade, consideração. Existem regras que os beneficiam [os traficantes], doa a quem doer. Os ganhos são tão rápidos quanto as perdas, que vão além do dinheiro. São emocionais, psicológicas, físicas.” Revendo a própria trajetória, Fabiana reflete: “Não tenho orgulho do que vivi, mas me sinto vitoriosa e orgulhosa de ter tido força pra sair desse mundo do tráfico. Tive que ser muito firme, suportar muita coisa pra não fraquejar na minha decisão”.

Bibi com Gloria Perez
Parte da história de Fabiana Escobar está sendo contada pela personagem Bibi, interpretada pela maravilhosa Juliana Paes, na novela ‘A Força do Querer’, escrita por Gloria Perez. 

"Perigosa" é um conto de fadas às avessas. É uma história de vida que comove e ajuda a entender que a droga destrói quem usa e quem vende. Não se trata de querer banalizar o crime, mas sim valorizar o relato de superação. Como a própria Bibi declarou: "Eu sei que as coisas que aconteceram comigo não são exemplos, mas sim lições".



Título: Perigosa
Autor: Fabiana Escobar
Páginas: 256
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Editora: Novo Século
Categoria: Literatura Brasileira / Memórias


Comentários

  1. Maravilhoso livro ,e novela também ,ainda interpretado pela Juliana Paes ,novela a Força do querer melhor novela ,amoooo demais ,É incrível essa novela e essa personagem ,super recomendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal ter você por aqui!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Fique à vontade!
Bjs da Cris!