[Resenha] "Manual Para Românticas Incorrigíveis", de Gemma Townley


Em "Manual Para Românticas Incorrigíveis", Gemma Townley, conta a história de Kate Hetherigton, uma designer de interiores que trabalha em um programa de TV que reforma não só a casa, mas a vida de pessoas entediadas. Kate tem dois melhores amigos: Sally e Tom, que adoram provocá-la por causa do seu romantismo incorrigível. No entanto, Kate não se perturba, pois sabe que está certa em querer viver seu próprio conto de fadas, ao lado de um lindo, gentil e apaixonado príncipe. 

Há muito Lucy vem tentando achar esse homem ideal, sem sucesso. Uma dia, se depara com um livro à venda no e-bay, intitulado "Manual Para Românticas Incorrigíveis" e o compra num impulso. Ela está certa que o livro de conselhos, escrito em 1956, poderá ajudar a resolver seus dilemas românticos. Afinal, o vendedor escreveu: "Este livro mudará sua vida - nós garantimos. Se você não encontrar o amor verdadeiro, peça seu dinheiro de volta."  Confiante e empolgada, Kate opta por seguir os conselhos do antigo manual à risca, valorizando a tradição e ao mesmo tempo disposta a aceitar toda e qualquer novidade. 

No princípio, a moça se confundirá e verá o amor onde ele não existe e, claro, vai se decepcionar. Mas, determinada a não desistir dos seus sonhos, aceita trilhar novos caminhos, levando o inseparável manual por todo o trajeto. Já adianto que os caminhos são novos, mas não são longos, pois o tão aguardado príncipe encantado está nas proximidades.

Aí eu pergunto, se o tão sonhado príncipe estava bem ali (e a gente percebe isso logo nas primeiras páginas), por que a autora demorou tanto para unir o casal? O resultado é que o livro ficou dispersivo em vários momentos e muito corrido no final. Resumindo, posso dizer que gostei da ideia da história, mas não gostei da maneira como ela foi contada. 

Livro: Manual Para Românticas Incorrigíveis
Título original: The Hopeless Romantic's Handbook
Autor: Gemma Townley
Tradução: Caroline Chang
Páginas: 365
Ano de lançamento no Brasil: 2009
Editora: Record
Categoria:  Literatura Estrangeira / Romance 

Comentários