[Resenha] "O Projeto Rosie", de Graeme Simsion


"O Projeto Rosie", de Graeme Simsion, conta a história do professor de genética Don Tillman que, na busca pela esposa perfeita, desenvolveu o "Projeto Esposa", um questionário de dezesseis páginas que vai ajudá-lo a filtrar candidatas adequadas a seu estilo, nada comum, de vida: fumantes jamais, as desorganizadas, as que não são pontuais, as obcecadas por moda, as que bebem e as cientificamente analfabetas, também estão fora da jogada. 

Aos 39 anos e tão bonito quanto Gregory Peck, Don não deveria precisar de um questionário para achar a esposa ideal, mas a realidade é que seu cérebro está configurado de modo diferente do padrão e suas habilidades sociais são baixíssimas. Ele tem dificuldade para sentir empatia e por isso não reage emocionalmente como a maioria das pessoas. Além disso, é um empecilho para Don ler as expressões faciais, entender os sinais sociais e gostar de contatos físicos. Mas, está decidido a encontrar uma companheira adequada.  

Quando Rosie Jarman surge em sua vida, muita coisa vai mudar. Rosie nunca se candidatou ao "Projeto Esposa", o que ela quer é que Don use sua perícia genética para ajudá-la a identificar, através de análises de DNA, o seu pai biológico. 

Por causa do "Projeto Pai", Don terá que conviver quase que diariamente com Rosie, uma mulher extrovertida, desorganizada e nem um pouco pontual, mas que é ao mesmo tempo, sedutora, inteligente e muito bonita. Esta convivência forçará Don a sair da segurança do seu mundo minuciosamente ordenado, para uma realidade inteiramente nova e aventureira. A realidade de um homem autista que se apaixona por uma mulher totalmente incompatível.

"O Projeto Rosie" é uma leitura divertida sobre uma história de amor peculiar, que fortalece nosso otimismo e nossa esperança no ser humano. Gostei!

Livro: O Projeto Rosie
Título original: The Rosie Project
Autor: Graeme Simsion
Tradução: Ana Carolina Mesquita
Páginas: 319
Ano de lançamento no Brasil: 2016
Editora: Record
Categoria:  Literatura Estrangeira / Romance 

Comentários