Eu li: "Fique Onde Está e Então Corra"


"Fique Onde Está e Então Corra", de John Boyne, conta a história de Alfie Summerfield, um garoto que jamais esqueceu o dia 28 de julho de 1914, dia do seu aniversário de 5 anos. Quase nenhum amigo pôde comparecer à festa, e os adultos pareciam preocupados. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas nesse mesmo dia a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar, e a vida de sua família e amigos mudaria para sempre.

Na manhã seguinte à festa, George Summerfield, o pai de Alfie, se alistou para o combate.

No início, as cartas de George chegavam regularmente, mas, em seguida, as correspondências diminuíram e, depois de dois anos, as cartas não chegaram mais.  A mãe de Aflie afirmava que  o marido estava em uma missão secreta para o governo e, por isso, não escrevia, mas o garoto não acreditava nisso. 

Enquanto a guerra continua, Alfie assume secretamente a responsabilidade de complementar a renda familiar e, sem pedir permissão à mãe, começa a  engraxar sapatos em uma estação de trem. Um dia, enquanto lustrava os sapatos de um médico, o menino vê, perplexo, o nome do pai em um maço de papéis do cliente. George Summerfield não está em uma missão secreta. Tampouco está morto como Alfie chegou a imaginar. Ou lutando na França. Ele tinha voltado à Inglaterra e estava no hospital. Um hospital de tratamento de soldados com uma condição incomum: neurose de guerra.

Alfie  é ao mesmo tempo ingênuo, inteligente e corajoso. O grande amor pelo pai e sua determinação para tirá-lo do hospital e trazê-lo de volta para casa é emocionante. 

O foco do livro não é a guerra em si, mas o seus efeitos sobre as pessoas que de alguma forma foram afetadas por ela. Tudo o que elas tiveram que passar para sobreviver e como conseguiram se recuperar. John Boyne conduz os leitores pelas agonias da guerra através do olhar de uma criança. Ele trata de uma época inquietante  com emoção, compaixão e humanidade. Gostei muito.

Livro: Fique Onde Está e Então Corra
Título original: Stay Where You Are and Then Leave
Autor: John Boyne
Tradução: Henrique de Breia e Szolnoky
Páginas: 219
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora: Editora Seguinte | Companhia das Letras
Categoria:  Literatura Estrangeira / Ficção de guerra 
Preço: R$22,74 (em 22/08/2016, na www.amazon.com.br)


Comentários