Eu li: "Eu Te Darei o Sol"


Em "Eu Te Darei o Sol", a escritora Jandy Nelson conta a história do casal de gêmeos Noah e Jude. 

A história é contada em tempos e perspectivas diferentes, uma para cada gêmeo. Noah narra os acontecimentos da época em que ele e a irmã tinham 13 anos. Nesta época ele é um tímido e sensível desenhista que se apaixona por seu vizinho e anseia entrar para a escola de arte da Califórnia. Já sua irmã é destemida e divertida, gosta de maquiagem, de surfe e de esculpir na areia da praia. Noah e Jude competem pela afeição dos pais, por uma vaga na escola de arte, mas são muito unidos.

Jude narra os fatos de quando eles têm 16 anos e mal se falam, apesar de viverem no mesmo espaço. Época em que ela tornou-se triste e amargurada e está frequentando a escola de arte sozinha, quando tudo levava a crer que Noah estudaria lá também. O que será que aconteceu?

A interação entre as duas narrativas vai aos poucos desvendando os eventos que provocaram mudanças tão profundas na vida dos irmãos: mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica.

Este livro é sobre muitas coisas: prazer artístico, dor, sexualidade (os pensamentos e a ansiedade de Noah sobre sua homossexualidade são comoventes), perdas, traição, remorso, perdão. Mas é, principalmente, sobre o amor. Sentimento que possibilita que as pessoas reconheçam seus erros, se perdoem e refaçam suas trajetórias no mundo.

Livro: Eu Te Darei o Sol
Título original: I'll Give You The Sun
Autor: Jandy Nelson
Tradução: Paulo Polzonoff Junior
Páginas: 381
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Novo Conceito
Categoria:  Literatura Estrangeira / Romance
Preço: R$22,70 (em 24/01/2016, na www.amazon.com.br)

Comentários