Eu li: "Um Mais Um"


Em "Um Mais Um", de Jojo Moyes, os personagens são tão reais e cativantes que a gente se prende as suas histórias e vai torcendo por eles até a última página. 

Jess Thomas ficou grávida aos 17 anos e largou a escola para se casar com Marty. Dez anos depois ele a abandonou. Desde então Jess faz faxina de manhã e trabalha em um pub à noite para tentar sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria desde pequeno.  

Nicky é um adolescente gótico que vive sofrendo bullying e apanhando dos colegas. Tanzie tem dez anos e é um verdadeiro gênio da matemática. Ela recebeu uma generosa bolsa de estudos em uma conceituada escola particular, mas a mãe não tem condições de pagar a diferença. A única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia e cujo prêmio é uma enorme quantia em dinheiro.

Ao pegar a estrada a caminho da Escócia, Jess tem o carro apreendido pela polícia. Nesse momento, coincidentemente, Ed, um dos seus clientes de faxina, passa pela estrada e num ato de extrema bondade lhe oferece carona até a cidade onde acontecerá o torneio de matemática. Ed é um gênio da computação muito rico, mas encontra-se em um momento difícil: está sob investigação por abuso de informação privilegiada sobre ações da sua empresa, o que pode levá-lo à prisão.

Durante a longa viagem eles vão expondo suas dificuldades e problemas, buscando e oferecendo ajuda, transformando a viagem numa verdadeira aventura de autoconhecimento, da qual nenhum deles sairá como era antes. 

"Um Mais Um" é um livro que faz rir e faz chorar. Muito do humor vem das crianças e de Norman, o cachorro da família. Mas um monte de agonia vem da dificuldade de Jess de dar aos filhos uma vida melhor. Ao mesmo tempo Jess é bastante otimista. Ela tem fé na vida, apesar de tudo. Entre Jess e Ed há um grande abismo do ponto de vista financeiro, mas os opostos se atraem e, além disso, os dois possuem um enorme senso de humanidade que os aproxima. Eles se ajudam, se superam, salvam um ao outro e aprendem que é possível encontrar o amor nos lugares mais improváveis. Super recomendo!

Livro: Um Mais Um
Título original: The One Plus One
Autor: Jojo Moyes
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Páginas: 319
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Intrínseca
Categoria:  Literatura Estrangeira / Romance 
Preço: R$ 25,11 (em 30/05/2015, na Amazon.com.br)

Comentários