Eu li: "826 Notas de Amor para Emma"


Garth Callaghan começou a escrever seus recados em guardanapos quando sua filha Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. Ele colocava as mensagens na sua lancheira. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas.

Em 2011, pouco depois de Emma completar 12 anos, Garth descobriu que tinha câncer de rim em estágio avançado. O tumor foi retirado e ele melhorou, porém, novos tumores apareceram e, em 2013, ele descobriu que só tem 8% de chance de sobreviver por mais 5 anos. Ou seja, talvez não dê tempo de ver Emma se formar no Ensino Médio. Então, calculou que precisaria escrever para ela 826 bilhetes, que corresponde mais ou menos a quantidade de dias de aula que a jovem terá até se formar. Assim, independente do que acontecer com ele, sua filha Emma vai encontrar um recado escrito à mão junto com seu almoço todos os dias, até se formar.

O livro "826 notas de amor para Emma" é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue, através dos bilhetes para Emma, aconselhá-la e mostrar o quanto ele a ama, a apoia e se importa com ela.

Para os leitores, Garth escreveu: "Partilho este livro porque nenhum de nós sabe quanto tempo ainda nos resta. Sim, nós caminhamos pelo planeta com a esperança de sermos invencíveis, mas todos nós sabemos que a vida pode ser tirada em qualquer instante. Eu tenho a 'dádiva' de perceber que o fim está se aproximando. Posso reservar um tempo para fazer um balanço e dizer às pessoas que amo o quanto elas significam para mim. É a única coisa que importa. Sua casa, sua conta bancária, suas habilidades, sua profissão - nada disso importa. Tudo se resume aos relacionamentos duradouros que construímos. É isso. É tudo isso.

Esse livro é um chamado. Para acordar. Conectar-se. Compartilhar seus sentimentos. Faça aquele telefonema. Escreva aquele bilhete. Porque eu conheço muito bem a fragilidade da vida e sei o quanto é importante reservarmos um tempo para nos aproximar daqueles que amamos, enquanto ainda estamos aqui, enquanto ainda podemos."

Garth e a filha Emma


Livro: 826 Notas de Amor para Emma: Faça do Almoço Algo Significativo
Título original: Napkin Notes: Make Lunch Meaningful, Life Will Follow
Autor: Garth Callaghan com Cynthia DiTiberio
Tradução: Regina Cazzamatta
Páginas: 320
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora: LeYa
Categoria:  Literatura Estrangeira
Preço: R$ 29,00 (Livraria Cultura, em 22/01/2015)

Comentários