Eu li: "Se Eu Ficar"



O livro "Se Eu Ficar", de Gayle Forman, me lembrou muito "E Se Fosse Verdade", de Marc Levy. Em ambos nos deparamos com a mocinha fora do corpo, embora em coma, após sofrer grave acidente.

Em "Se Eu Ficar", Mia, uma adolescente de 17 anos, sai em uma manhã de nevasca para um passeio de carro com a família: mãe, pai e irmão; e, em um instante tudo muda. O carro é destruído pelo impacto de algumas toneladas de um caminhão que a cem quilômetros por hora choca-se com o automóvel onde a família está. Todos morrem, menos Mia.

No hospital, em coma, ela se percebe fora do próprio corpo, assistindo as cirurgias pelas quais passa, observando seus parentes e amigos que aguardam angustiados por notícias suas e acompanha os esforços desesperados de seu namorado para vê-la na UTI.

Nas 24 horas seguintes ao trágico acidente, Mia relembra o passado. E é através desses flashbacks que ficamos sabendo sobre a sua vida, seus anseios, paixões e dúvidas. Ela é uma violoncelista talentosa que treina bastante para ser reconhecida. Tem um namorado dedicado, Adam,  que também é músico, e uma amiga fiel, chamada Kim.  Sua família era muito unida e a jovem sabe que será difícil e doloroso seguir a vida sem ela.

Mia precisa tomar a decisão que vai mudar sua vida. Ela tem que escolher se sobrevive ou se vai embora. Seus avós, sua melhor amiga e, principalmente, Adam, querem que ela fique. Mas e ela?

Caberá a Mia decidir o que fazer: voltar à vida e seguir em frente, encarando a devastação causada pela perda dos entes queridos ou desistir de viver, fazer a passagem, algo que parece ser mais fácil e indolor.  

"Se Eu Ficar" é uma história ao mesmo tempo triste e bonita. Recomendo. 

Livro: Se Eu Ficar
Título original: If I Stay
Autor: Gayle Forman 
Tradução: Amanda Moura
Páginas: 224
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora: Novo Conceito
Categoria:  Literatura Estrangeira - Romance
Preço: R$ 29,90 (Livraria Cultura, em 07/09/2014)

Comentários