Eu li: "Eu, Christiane F., a Vida Apesar de Tudo"


Trinta e cinco anos depois da publicação de "Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituída...", a alemã Christiane Felscherinow lança um segundo relato autobiográfico, captado pela jornalista Sonja Vukovic, chamado: "Eu, Christiane F., a Vida Apesar de Tudo".

O primeiro livro se tornou um bestseller dos anos 1980 e é um símbolo da degradação física e moral provocada pelas drogas em uma criança.  Em 1981, foi lançado o filme. Até hoje Christiane vive com o dinheiro que recebe pelos direitos dessas obras.

O segundo livro narra como Christiane viveu os anos que se seguiram à publicação do primeiro livro. Relata sua breve carreira de atriz e integrante de uma banda; os dias sombrios passados na prisão; os seus relacionamentos fracassados; os dias de fama vividos ao lado de famosos ligados as artes. Descreve a época que viveu na Grécia. Comenta a gradual destruição de sua saúde pela hepatite C e sua constante e difícil luta contra o vício em heroína. Mostra a sua grande alegria ao se tornar mãe e a enorme tristeza quando as autoridades lhe retiraram a custódia do filho por causa das inúmeras recaídas no vício. 

Atualmente, Christiane tem 51 anos ("Depois de 35 anos, eu ainda estou viva. Quem poderia imaginar que um dia eu chegaria aos 51 anos?") e voltou a viver em Berlim. Ela criou uma Fundação (www.christiane-f.com). Juntamente com ex-dependentes, familiares e especialistas, a Fundação de Christiane é uma perspectiva de mudança social e adota uma abordagem sem preconceitos sobre o vício. Suas iniciativas priorizam o diálogo, a prevenção e os cuidados.

Livro: Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo
Título original: Christiane F., Mein Zweites Leben
Autores: Christiane Vera Felscherinow, Sonja Vukovic 
Tradução: Jorge Bastos
Páginas: 266
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora: Bertrand Brasil
Categoria:  Literatura Estrangeira - Autobiografia - Memórias
Preço: R$ 30,00 (Livraria Cultura, em 02/09/2014)

Comentários