Eu li: "Eu e Você"


O adolescente Lorenzo é tímido, solitário e antissocial e para conviver com os demais adolescentes, lança mão da interpretação e finge ser um personagem que fala, anda e se veste como os demais de sua idade. Assim, ele consegue conviver bem o bastante para não sofrer bullying. Mas, na realidade, Lorenzo não gosta de ninguém, além de seus pais e de sua avó, e seu grande desejo é se isolar do mundo. 

Um dia, Lorenzo inventa uma grande mentira. Diz aos pais que foi convidado por amigos da escola para uma viagem de uma semana para esquiar. 

Para que não descubram a mentira, ele se esconde no porão esquecido do seu prédio. O garoto imagina que terá os melhores sete dias da sua vida, pois estará escondido de um mundo que é incapaz de aceitá-lo do jeito que realmente é.

Seu plano dá certo até a chegada de sua meia-irmã, Olívia, ao esconderijo. A garota é problemática e ao ajudá-la, Lorenzo acabará ajudando a si mesmo.

"Eu e Você", de Niccolò Ammaniti, é uma história às vezes suave, às vezes ingênua, às vezes comovente, por vezes irritante e dolorosa, assim como é a própria adolescência. 

É um livro de leitura rápida, muito bem escrito e com um desfecho de partir o coração. Recomendo.

Livro: Eu e Você
Título original: Io e Te
Autor: Niccolò Ammaniti
Tradução: Joana Angélica d'Avila Melo
Páginas: 157
Ano de lançamento: 2013
Editora: Bertrand Brasil
Categoria:  Literatura Estrangeira / Romance
Preço: R$ 25,50 (Livraria Saraiva, em 17/04/2014)

Comentários