Eu li: "Philomena"


"Philomena - Uma Mãe, Seu Filho e Uma Busca que Durou Cinquenta Anos", de Martin Sixsmith, traz a história real de uma adolescente irlandesa que foi mãe solteira num momento em que o sexo fora do casamento era considerado um pecado, por isso ela foi forçada a abrir mão do próprio filho.

Quando ficou grávida, em 1952, Philomena Lee foi enviada a um convento para ser cuidada pelas freiras e expiar seus pecados. Ela criou o filho Anthony por três anos, até que a Igreja tirou o menino dela e o vendeu para um casal americano. Philomena foi forçada a assinar um documento em que prometia nunca mais ver o filho. 

Traumatizada e envergonhada, Philomena seguiu com a vida. Casou-se, teve dois filhos e manteve em segredo, por 50 anos, o bebê que teve na adolescência. Somente quando teve coragem de contar, é que a busca pela criança efetivamente começou, com a ajuda do jornalista Martin Sixsmith. É da pesquisa feita por ele que ficamos conhecendo  a vida de Anthony, na América.

Nos EUA, os pais adotivos mudaram o seu nome para Michael Hess. Ele se tornou um advogado de sucesso em Washington e um dos nomes mais proeminentes do Partido Republicano nos governos dos presidentes Reagan e Bush.

O livro relata a trajetória de vida de Michael, o seu crescimento, os seus muitos momentos de insegurança e o medo de abandono que o perseguia. A sensação de que nunca era bom o suficiente para o pai adotivo... um sentimento doentio e terrível. Os pais adotivos sabiam que ele saiu dos braços da mãe biológica contra a vontade dela, mas nunca contaram isso a ele. Michael imaginava que havia sido rejeitado pela mãe. As vezes era acometido de impulsos autodestrutivos e se entregava aos excessos, o que lhe custou muito caro. Era frágil; um pequeno golpe, alguma negação de amor, e ele desmoronava.

Enquanto Philomena guardava a esperança de um dia reencontrar Anthony; ele, depois de adulto, voltou duas vezes ao convento onde nasceu, em busca de informações sobre ela.

"Philomena" é a história de uma mãe e um filho cuja vida foi implacavelmente marcada pelo preconceito e pela hipocrisia de uma época. Leitura comovente. Recomendo.

Livro: Philomena
Título original: The Lost Child of Philomena Lee
Autor: Martin Sixsmith
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
Páginas: 475
Ano de lançamento: 2014 (2ª edição)
Editora: Verus
Categoria:  Literatura Estrangeira / Biografias e Memórias 
Preço: R$ 33,18 (Livraria da Travessa, em 29/03/2014)

Comentários