Eu li: "A Assinatura de Todas as Coisas"


Em uma entrevista, a escritora Elizabeth Gilbert disse que nos últimos anos se tornou uma apaixonada por jardinagem e por isso resolveu escrever um romance que abordasse a temática plantas. Pesquisou e concluiu que poderia escrever sobre a exploração e o comércio botânico que ocorreu no século XIX. Descobriu uma lista de incríveis botânicas mulheres. A botânica era a única ciência na qual as mulheres eram aceitas no século XIX, porque era considerada algo feminino. Elizabeth sentiu que tinha de escrever sobre uma botânica mulher e assim nasceu o romance "A Assinatura de todas as Coisas".

O livro conta a história de Alma Whittaker, uma mulher nascida no início do século XIX, na Filadélfia, e que dedicou a vida à botânica, dando ênfase ao estudo dos musgos.

Primorosamente pesquisado (três anos de estudos, segundo a escritora) e apresentando uma personagem principal bastante crível, o livro passeia pelo mundo: Londres, Filadélfia, Peru, Taiti, Amsterdã e ao longo do caminho vai apresentando diferentes culturas e personagens: missionários, abolicionistas, aventureiros, astrônomos, capitães do mar, sonhadores, gênios e loucos.

Mas a melhor de todas as personagens é Alma. Uma mulher à frente do seu tempo, determinada, curiosa, inteligente, apaixonada por seu trabalho, desiludida no amor e muito solitária. 

Confesso que esta leitura me cansou um pouco, não pela história em si (amei a protagonista!), mas pelos excessos de informações, de explicações técnicas, de nomes científicos de plantas, etc.  Por isso demorei para concluir o livro. Muito diferente de "Comer, Rezar, Amar" da mesma autora, que li num piscar de olhos.

Livro: A Assinatura de Todas as Coisas
Título original: The Signature of All Things
Autor: Elizabeth Gilbert
Tradução: Débora Landsberg
Páginas: 513
Ano de lançamento: 2013 
Editora: Alfaguara / Objetiva
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance 
Preço: R$ 31,90 (Livraria Saraiva, em 19/01/2014)

Comentários