Eu assisti: "Medianeras"


"Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual", é um filme argentino, do diretor Gustavo Taretto. Mostra como as pessoas se relacionam na era digital e como as tecnologias e até mesmo a arquitetura de uma grande cidade são responsáveis por nossa constante solidão.

Medianeras são as paredes laterais de um prédio, que, por sua proximidade com o edifício vizinho, não se pode "abrir janelas". Muitas vezes, estes espaços são usados para afixar outdoors ou algum tipo de publicidade. Em dois prédios próximos, no centro de Buenos Aires, vivem Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala), entre eles, a separá-los, as medianeras de seus respectivos edifícios.

Eles são dois jovens simpáticos, solitários, que têm atitudes e gostos  muito parecidos. Levam a vida de forma idêntica e estão em busca das mesmas coisas. Conforme o filme vai evoluindo, a gente vai percebendo que eles são perfeitos um para o outro, verdadeiras almas gêmeas. No entanto, apesar de estarem bem próximos, frequentarem os mesmos espaços, se esbarrarem pelas ruas, eles não se conhecem, ou melhor, não se percebem. Estão separados pelo caos urbano, por suas próprias alienações e fobias e, claro, pelas medianeras.

Misturando animação, fotografia e arte gráfica, o longa revela o isolamento e as ansiedades que são um marco da vida moderna em uma cidade barulhenta como Buenos Aires. 

O diretor Gustavo Taretto explicou que quis retratar uma solidão que não é dramática, mas “uma solidão a que já estamos acostumados. De todos os dias. Solidão urbana. A solidão que sentimos quando estamos rodeados de desconhecidos”.

Um dia, mostrando mais uma vez uma total sintonia, Mariana e Martin resolvem desrespeitar a lei e abrem, ao mesmo tempo, um buraco em suas medianeras. E será pelas janelas recém abertas que, finalmente... 

Não vou adiante para não estragar a surpresa, mas recomendo muito o filme. Ele tem um charme irresistível. Amei!

Comentários